WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara ilheus itajuipe prefeitura de urucuca buerarema plansul












CONCURSO SEM MUDANÇA SÓ ADIA MORTE DA CEPLAC, DIZ JUVENAL MAYNART

JuvenalMaynartCBC

O ex-superintendente regional da Ceplac, Juvenal Maynart, concedeu entrevista ao jornal Diário Bahia. Na oportunidade ele falou sobre sua gestão e sua pretensão política.

Olhando de fora, após quatro anos como superintendente, qual o principal desafio da Ceplac num momento em que a produção de cacau vem se reerguendo na região?

A cacauicultura baiana a partir dos anos 90 entrou num alinhamento de ciclo estacionário da pobreza (Myrdal) com as estruturas estatais, que por natureza são reativas, descasadas das sociedades em rede. A necessidade de revisão passa por toda estrutura produtiva, o crédito clama por cooperativismo com gestão profissionalizada e braço SICOOB para fluir contratações; a ciência contemporânea estrutura-se em redes e os resultados em gestão de propriedades só efetivam sucesso com domínio de tecnologias e inovações, tecnicismos e “sangue, suor e lágrima”.

Será que não renascerá um novo segmento regional de comercialização e exportadores? Então, apostar numa modernização da estrutura da CEPLAC é o desafio regional e fuga ao obscurantismo à ciência. Apenas concurso na velha estrutura não surtirá efeito, adia a morte. A interseção CEPLAC/UFSB, além do Núcleo de Agroflorestais com ênfase em sustentabilidade e do Parque Tecnológico, gerará energia para delinear uma nova realidade. Até porque, estão aliançadas com a UESC e IFs.

O senhor é reconhecido por ter uma mente inquieta, visionária e participa ativamente da vida política. Caso o PMDB ache por bem lançar seu nome como pré-candidato a prefeito ou a vice-prefeito de Itabuna, o senhor aceita?

Segundo a amiga jornalista Vera Rabelo, personalizo versos de Caetano Veloso, de quem sou fã: “vertigem visionária que não carece de seguidor”; gosto disso! Sou um homem do século XX, e daqueles que Eric Hobsbawn classificou dos arrebatados pelo demônio daquele século, a política. O PMDB de Itabuna tem candidato, Fernando Vita, e ninguém é candidato do “próprio si” (risos).

Veja a entrevista toda aqui.

1 resposta para “CONCURSO SEM MUDANÇA SÓ ADIA MORTE DA CEPLAC, DIZ JUVENAL MAYNART”

Deixe seu comentário





vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia