A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) ofereceu ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) representação contra o diretório estadual do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e seu presidente, Geddel Quadros Vieira Lima, pré-candidato ao cargo de Senador no pleito de 2014, por realização de propaganda eleitoral antecipada em horário gratuito destinado a propaganda partidária.
De acordo com a representação, um vídeo de 30 segundos foi veiculado na TV Bahia por 11 vezes, entre os dias 14 e 28 de abril, a pretexto de promover propaganda partidária do PMDB. Entretanto, os vídeos desvirtuaram os requisitos da propaganda partidária, promovendo verdadeira propaganda antecipada.
Diferentemente da propaganda eleitoral, cujo objetivo é conquistar o voto do eleitor, a propaganda partidária tem a função de promover a divulgação dos ideais e programa do partido. Por ser gratuita, possuir curta duração e ser transmitida no horário nobre, a propaganda partidária tem finalidade específicas estabelecidas no art. 45 da Lei nº 9.096/95, havendo a proibição expressa à divulgação de propaganda de candidatos eletivos ou defesa de interesses pessoais ou de outros partidos.
Segundo o procurador Regional Eleitoral, José Alfredo, a ostensiva exibição de Geddel é ilícita e “desvirtua a propaganda partidária por meio de inserções de mensagens com conteúdo de propaganda antecipada, em benefício – e com participação direta – do pré-candidato”. A representação foi ajuizada em 23 de maio.
ENGRASADO O PT FAZ PROPAGANDA MENTIROSA E BOTA O CANTIDATO PARA DESCUSA E O CANDIDATO DO PMDB PAGA O PATO ESSE PT DEVERIA SE OLHA QUEM MAIS FAZ PROPAGANDA E O PT MAIS TENHA CERTEZA QUE ESTE CANDIDATO GEDDEL VAI GANHAR JUNTAMENTE COM O PAULO SOUTO O POVO NAO E MAIS BESTA NAO
ENGRASADO O PT FAZ PROPAGANDA MENTIROSA E BOTA O CANTIDATO PARA DESCUSA E O CANDIDATO DO PMDB PAGA O PATO ESSE PT DEVERIA SE OLHA QUEM MAIS FAZ PROPAGANDA E O PT MAIS TENHA CERTEZA QUE ESTE CANDIDATO GEDDEL VAI GANHAR JUNTAMENTE COM O PAULO SOUTO O POVO NAO E MAIS BESTA NAO