Representações de várias cidades da Bahia participaram da primeira plenária do Rede Sustentabilidade, partido que está sendo criado pela pré-candidata à Presidência da República, Marina Silva. A atividade realizada no sábado(31), em Salvador, teve como objetivo informar à militância a situação da legalização do partido pelo Tribunal Superior Eleitoral(TSE).
Na Bahia foram obtidas 50 mil assinaturas, das quais cerca de 16 mil já foram validadas pelos cartórios eleitorais. De acordo com a porta-voz do partido na Bahia, Rose Bassuma, a expectativa é de que até o final do mês sejam validadas 20 mil assinaturas em todo o estado. “É um estado muito extenso. São 417 municípios, alguns deles a 1.300 quilômetros de Salvador”, lembrou a militante, denotando a dificuldade de logística no estado.
No País já foram coletadas 867.543 assinaturas, das quais 330 mil já foram validadas. São necessárias 490 mil para a legalização. Até a sexta-feira (30), último de prazo para pedidos de impugnação, nenhum partido político contestou a criação da nova agremiação. O rede também definiu o diretório Estadual e as comissões de Salvador e de Lauro de Freitas.
Representação sul baiana
O sul da Bahia será representado no diretório estadual pela militante negra e enfermeira Solange de Oliveira(Solange da Saúde). O Rede não terá em sua estrutura a figura do presidente. As direções serão colegiadas. “Estamos mudando o paradigma dos partidos tradicionais”, assinalou a militante.
“O Rede não terá dono”, afirmou um dos porta-vozes do partido no estado, o ambientalista Júlio Rocha. De acordo com ele, para participar do partido a pessoa deverá ter um perfil ético e moral, além do compromisso com a sustentabilidade. “Não faremos patrulhamento ideológico”, pontuou.
Além de Solange Oliveira, representaram o Sul da Bahia na plenária estadual o professor Guilherme Santos, a educadora Maria Luzane e o empresário Delson Mesquita.
Estou feliz por você eu fui em muitas cidade a seu pedido nos cartórios contribuir com você,deixei meus compromissos para te ajudar é porque voce é uma mulher de Guerreira, Parabenizo a REDE pelo reconhecimento você botou pra lá nas fichas correu atras mesmo é merecedora e sei que fará muito mais, voce tem experiencia politica sempre humilde querendo aprender sempre sei que vai desenvolver um bom trabalho junto a REDE
mais um partidozinho de aluguel.
Parabens Solange da Saude,lutou pelas assinaturas para construção do partido é merecedora vi seu esforço
Estou feliz por você eu fui em muitas cidade a seu pedido nos cartórios contribuir com você,deixei meus compromissos para te ajudar é porque voce é uma mulher de Guerreira, Parabenizo a REDE pelo reconhecimento você botou pra lá nas fichas correu atras mesmo é merecedora e sei que fará muito mais, voce tem experiencia politica sempre humilde querendo aprender sempre sei que vai desenvolver um bom trabalho junto a REDE