Na tarde desta segunda-feira, no prédio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, o professor Naomar Monteiro apresentou o projeto preliminar de criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA).

A exposição, que será feita também para os prefeitos da região, na próxima sexta feira (23/03/2012), em Itabuna, abordou diversos pontos importantes, inclusive a prioridade para alunos oriundos de cidades vizinhas e para os indígenas.

Serão mais de 25 cursos, que irão engrandecer a educação do sul do estado, da própria Bahia e de todo o Brasil. Estão previstos os cursos de Engenharia, Medicina, Direito, Serviço Social e Enfermagem, dentre muitos outros, e estima-se que em sete anos, até 2020, a Universidade atenderá mais de 12.500 alunos, em todos os cursos.

Autor do projeto de criação da Universidade, o Deputado Jânio Natal esteve presente ao evento e ficou muito contente com a bela exposição feita pelo professor. Jânio está atento a todo o processo de implantação da UFSBA e garante que continuará lutando para que a sede da reitoria seja transferida de Itabuna para Porto Seguro, em homenagem à história do Brasil e do povo brasileiro.

O Deputado acredita que o campus de Porto Seguro deverá ser instalado nas imediações da BR 367, próximo ao Centro de Convenções, para facilitar o acesso dos moradores de Eunápolis e outras cidades vizinhas.

O projeto de criação da UFSBA, que tem o número 2207/11, se encontra na Comissão de Educação da Câmara Federal, para o devido parecer, devendo ser encaminhado até abril vindouro, para votação pelos deputados.