WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara ilheus prefeitura de urucuca buerarema plansul












ITABUNA: SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA SERÃO TEMAS DA ASSEMBLEIA ITINERANTE

Do “Bocão News”.

O Diário Oficial deste sábado (17) traz a resolução da Mesa Diretora do parlamento baiano anunciando a realização da Assembleia Legislativa itinerante em Itabuna no próximo dia 22. O evento, o terceiro – Feira de Santana e Vitória da Conquista já receberam edições no ano passado -, deve ter como temas principais dos debates a situação da Saúde e Segurança Pública.

O município da região cacaueira perdeu a gestão plena da Saúde e tenta recuperar em Brasília. Os reflexos, segundo o deputado Augusto Castro (PSDB), são diretos e prejudicam os cidadãos de todos os 50 municípios que buscam atendimento na cidade polo. “O caso do Hospital de Base é emblemático e deve ser discutido para melhorar as condições de atendimento em Itabuna”, afirma.

A expectativa do parlamentar é de que a sociedade civil organizada no município consiga sensibilizar os governistas de que a situação chegou a um extremo e que é preciso uma intervenção mais enfática para resolver o problema. “Vai ser uma oportunidade para discutir a Saúde. O embate será muito forte por parte da oposição e dos governistas, que vão tentar defender a gestão de Jaques Wagner”.

O deputado tucano afirma ainda que a Segurança Pública e a instalação da Base Comunitária também nortearam os debates no dia. “O governador se comprometeu em plenário a construir a Base, esperamos que cumpra. A situação é muito grave e Itabuna é um município que agrega outros 50, é um entroncamento rodoviário que precisa de atenção”, reivindica.

Ainda de acordo com Castro, o Centro de Convenções que teve sua obra iniciada na gestão do ex-governador Paulo Souto (DEM) e que ainda não foi concluído deve também ser exposta. “Está lá o ‘elefante branco’ a espera da conclusão”. O oposicionista sinaliza para outro tema que é a criação da Região Metropolitana Ilhés-Itabuna ou do Cacau. “O governo que vai definir o nome. Cabe ao Executivo enviar o projeto porque cria despesas e isto é vetado aos parlamentares, mas é preciso acelerar este processo para que novos investimentos sejam feitos na região”.

Como ato simbólico está prevista a votação do projeto que cria o Passe Livre nos transportes públicos para os deficientes. Simbólico porque poderia ser votado na própria sede do Legislativo e também porque o projeto, se aprovado e sancionado por Wagner, terá validade em todo o território baiano. A reportagem do Bocão News tentou contato com o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), mas não teve sucesso.

2 respostas para “ITABUNA: SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA SERÃO TEMAS DA ASSEMBLEIA ITINERANTE”

  • ANGELA disse:

    O IMPASSE
    PASSE INTERMUNICIPAL
    Reunião com Liderança do Governo na Assembléia Legislativa da Bahia.
    A bancada “bancada” por empresários do transporte intermunicipal retrocede com suas propostas já rejeitadas pelo segmento de Pessoas com Deficiência(PcDs).
    O Movimento de Pessoas com Deficiência (PcD) da Bahia esteve reunido nesta segunda-feira, dia 12 de março, na Assembléia Legislativa , com o líder do Governo ZÉ NETO, o vice líder: SIDELVAN NOBREGA e o relator do projeto de lei do Passe Intermunicipal – deputado BIRA COROA – para discutir o andamento do referido projeto naquela Casa.
    O Projeto de Lei enviado pelo Governador Wagner à Assembléia Legislativa, no segundo semestre de 2011, prevê a concessão dePASSE INTERMUNICIPAL para Pessoas com Deficiência que tenham baixa renda nos transportes hidroviário, ferroviários e rodoviários. Este projeto era para ser votado em dezembro, mas houve impasse nas negociações a respeito da fonte de custeio do mesmo e estava previsto para entrar em pauta na primeira semana legislativa de 2012.
    Outros pontos de conflitos na negociação aparentavam estar solucionados, tais como o número de assentos por ônibus e segmentos beneficiados HOUVE UM RETROCESSO NAS NEGOCIAÇÕES. O que já havia sido acordado com os representantes dos empresários que era manter a gratuidade para todos o segmentos de PcDs , como estava no projeto do governo, não está sendo cumprido. Os empresários recuaram e estão novamente propondo a gratuidade para dois segmentos deficiência visual e cadeirantes. Também, continuam insistindo que o governo deve pagar 5% do valor de todos os assentos para cada ônibus que circular, independente de ter ou não pessoas carentes com deficiência ocupando as cadeiras.
    O Movimento de PcD saiu bastante insatisfeito com a indefinição do andamento das negociações, pois muitos acreditavam que o impasse já estava solucionado e Projeto seria votado na próxima semana. Como está sendo difícil um acordo de liderança para aprovação do mesmo o o deputado ZÉ NETO propôs, que ainda no mês de março, seja feita uma reunião entre representantes do movimento de PcDs e os empresários do setor para tentar uma acordo. O Movimento que estava, na Assembleia, com representantes dos municípios de Salvador, Camaçari, Simões Filho, Alagoinhas, Valença e Santo Antônio de Jesus, Itabuna resolveu convocar uma reunião para próxima,segunda-feira,dia 19 de março, as 14 horas e lá será analisada a proposta do líder do governo e os passos do segmento diante da atual conjuntura.
    AVISO:

    COMPANHEIROS! RESISTIR SEMPRE!

    REUNIÃO DO MOVIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA NA BAHIA.
    DATA:: 19/MARÇO/2012 (SEGUNDA FEIRA), HORÁRIO: 14:00 horas –LOCAL: Arquidiocese de Salvador-Centro Arquidiocesano de Pastorais(Dorotheas) Garcia
    Sala da FCD – Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiencia
    AGRADEÇO A GENTILEZA DE PUBLICAR ESSE TEXTO, É UTILIDADE PUBLICA!!
    Angela Goes – INPASSB/FUNDESB/ACSB.

  • vania da honda disse:

    Graças a Deus vejo que,se esta sessão itinerante vim para analisar,discutir,assuntos em pauta que se refere a Saúde e Segurança parabéns.Esta assembleia é muito interessante a nossa cidade,basta que os deputados que irão presidir a esta sessão só não traga os objetivos que a mesma quer apresentar mas que também leve toda conclusão e que se torne realidade,e possamos ver a força desses parlamentares em busca de soluções a esta cidade carente pricipalmente na saúde.População cresce todo dia,nasce mais do que morre,e as instalações hospitalares não aumenta vira este caos que esta ai,muito pelo contrário a vida economica do povo carente sem emprego,e um dos hospitais dessa cidade passa ser para rico,pois o atendimento a plano SUS é reduzido.Parlamentares,leve como assunto as instalações onde foi o Maria Gorete,se ali poderia ser uma nova instalação hospitalar,o a ampliação do hospital de base,desculpe-me se aqui falei alguma besteira,mas é a preocupação nesse assunto que estou preocupada,pois agora não estou precisando,mais a convivencia de ver tantos sofridos e não sou diferentes deles e poderei precisar e voçes também.Que DEUS os abençõe danto sabedoria a cada um de voçes.

Deixe seu comentário





vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia