WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara ilheus itajuipe prefeitura de urucuca buerarema plansul












PORTO SUL CRIARÁ NOVO PÓLO DE DESENVOLVIMENTO

A descentralização, inclusive espacial, do desenvolvimento econômico e social da Bahia será uma das principais consequências da implantação do Porto Sul, na região de Ilhéus, afirma a chefe da Casa Civil do governo do estado, Eva Chiavon, uma vez que o empreendimento será um grande atrator de investimentos, criando um novo eixo sustentável, estimulando o turismo, gerando empregos, negócios e ativos ambientais para a região, que experimenta profunda estagnação depois da crise do cacau.

O investimento no Porto Sul ficará em torno de R$ 2,4 bilhões, privado e público, incluindo recursos do PAC, gerando dois mil empregos diretos na fase de implantação. A integração com a Ferrovia Oeste-Leste vai diminuir a distância para o escoamento da produção do agronegócio em cerca de 300 quilômetros. A concepção do Porto Sul, que prevê berços para receber navios de até 20 metros de calado, o capacitará a escoar, e também a receber, um grande volume de cargas, garantindo sua competitividade.

O custo de transporte de soja até o porto Dias Branco, em Cotegipe, onde é feito o embarque da carga do Oeste baiano, por exemplo, é de aproximadamente 130 reais por tonelada, o mesmo valor pago quando a operação era feita pelo Porto de Malhado, em Ilhéus, em navios menores.

Dados da indústria de transporte ferroviário mostram que esse valor cairá cerca de 40 reais por tonelada. “A situação geográfica da Bahia, no meio do Brasil, possibilita uma menor distância de transporte na rota para a China, e também pode ser muito bem competitiva com a operação do canal do Panamá, para os navios maiores”, analisa Marcus Cavalcanti, chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Infraestrura do governo.

1 resposta para “PORTO SUL CRIARÁ NOVO PÓLO DE DESENVOLVIMENTO”

  • elder disse:

    Mateus e demais

    vcs já pararam para se perguntarem se, tudo que a gente entende como desenvolvimemnto é o mesmo??? a mulher de vocês já teve Câncer? Porto sul, pra quê e como? minha gente, não sou xiita, mas nós os Governistas, estamos caindo no ingôdo do atropelo. Meu povo, sserá que pra gerar emprego pra uns, temos que tirar da suas casas homens, mulheres e crianças de suas casas? O que será tal de desenvolvimento? Se a areia do saara chega aqui, como os subprodutos, a poeira do minériode ferro, não chegará a nós, se ele estará tão próximo? Eu concordo com uma discussão mais acautelada, mais sábia…
    Que a consciência de esquerda, volte a nossas mentes.

Deixe seu comentário





vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia