WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia prefeitura itajuipe secom bahia plansul





unex

FJS




SINDICATO DOS JORNALISTAS REPUDIOU PRISÃO DE EDERIVALDO BENEDITO


.
Nota Pública

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia vem a público repudiar a agressão sofrida pelo jornalista Ederivaldo Benedito dos Santos por prepostos da Polícia Militar da Bahia durante a cobertura da Parada da Diversidade realizada na tarde do último domingo, 16 de outubro, na cidade de Itabuna, que violenta a liberdade de imprensa e o livre exercício profissional.

No momento em que o jornalista registrava uma abordagem policial, ele foi tratado com truculência por soldados da PM, que o xingaram e exigiram que deletasse as imagens feitas. Diante da negativa, os policiais tomaram a sua máquina fotográfica, o algemaram e lhe conduziram à Delegacia, numa clara demonstração de despreparo para o exercício de suas funções.

A ação policial foi repudiada pela população que assistiu aos procedimentos dos policiais envolvidos e pelos mais diversos segmentos da sociedade organizada. O jornalista Ederivaldo Benedito sofreu agressão e constrangimento moral por parte de prepostos da Segurança Pública, cujo comportamento afronta os preceitos constitucionais a favor da liberdade de expressão.

Diante do ocorrido, o Sinjorba presta sua solidariedade ao profissional de imprensa e requer às autoridades competentes da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública a rigorosa apuração dos fatos e a punição dos responsáveis pela agressão.

Itabuna, 17 de outubro de 2011.

A Diretoria

18 respostas para “SINDICATO DOS JORNALISTAS REPUDIOU PRISÃO DE EDERIVALDO BENEDITO”

  • Humano. says:

    Ki é isso,minha gente…o tempo dos truculentos ACM e Fernando Gomes ,já passou!!!

  • elder says:

    apesar de achar o senhor Bené, um tanto aquanto arrogante e equívocado em algumas posições, o comprrendo como um defensor do direito a liberdade e é bom que ele compreenda agora o que eu e ele debatemos sobre os aparelhos do Estado contra negros e negras no Brasil.Benedito é negro e por ser negro a policia acha que devemos baixar a cabeça, não estão, eles os aparelhos do Estado, acostumados com negros destemidos com dedos inristi em sua defesa ou mesmo em defesa do comum, a polícia equívocada, não enxerga os criminosos de colarinho branco, aqueles, das familias oligárquicas, de sobrenomes conhecidos na mídia ” poderosos”, para eles, só tem ladrão de pele escura e cabelo oxigenado e brinquinhos baratos, esses, somos nós, os habitantes dos endereços distantes das casas nobres, onde a polícia só entra pra bater ou “buscar” ladrões…mas estou aqui em apoio ao companheiro Benedito e pronto para lançarmos no Território Litoral Sul uma discussão sobre esse tema, lembra do ocorrido com a companheiro do nosso grande Moacir do assentamento Dom Elder, e aí???qual de nós será o próximo???

  • o vigilante says:

    acho que o conceituado sindicato dos jornalista deveria apurar antes de fazer esse repudio para saber a vardadeira causa de acontecimento,não deveria apenas ser coorperativista com o bené

  • suzane says:

    tomara q esses policiais sejam punidos, pra não haver de novo a forma truculenta.

  • criscristina says:

    isso e sacanagen…pior que não vai dar em nada , e sempre assim a policia desmoraliza, mata, prende e nunca dar em nada, por isso que eles continua a fazer sempre essas barbaridades.E esse soldado DUTRA ta acostumado a fazer isso, ele responde a varios processos…ele deveria ja ter perdido a farda. Deve ter costas largas ou um grande padrinho no comando da PM. Pior de tudo isso e que o comando da policia militar ate agora não se pronunciou pelo aconteçido.

  • Wildson says:

    Elder, tenho pena de ti, és muito recalcado!

  • Marcos says:

    Independente de Bené ser blogueiro, todos sabem que se trata de uma pessoa DESTEMPERADA, dado a surtos em ocasiões inapropriadas. Quem é que já não o presenciou falando sozinho, na rua. Provavelmente se os PMS soubessem que se tratava de uma pessoa com distúrbios psicológicos teriam relevado, ou tolerado, pois este é o procedimento padrão em ocorrências com pessoas com esse perfil.

  • fera says:

    Ontem (17), por volta de 11 hras da manhã passou pela rua joaquim batista uma motocileta com umna garupa com um revolver na mão. Cadê a policia, que só vai ao santo antonio, quando ja morreu alguém.

    Só tem policia para bené!

  • fera says:

    O delegado Deraldo Damasceno (deputado) gostava de realizar as abordagem com a presença da imprensa

  • TINHO says:

    A verdade é que tem que ser apurado de maneira imparcial. Sabe-se lá o qua aconteceu. Existem duas possibilidades. ou Ederivaldo desacatou e desobedeceu as ordens da autoridade presente ou realmente os policiais fizeram uma detenção desnecessária. o fato é, vamos buscar a veracidade dos fatos.

  • Tiago Reis says:

    Que vergonha ! Saber que o despreparo ainda continua essa corporação !

  • braz c de castro says:

    Hoje nos não sabe de quem temos mais medo se e da apolicia ou do bandido perincipalmente da queles que come num prato só você se lembra daqueles tempo passado em Diadema quando aconteceu aquele episódio aquela reportagem eu ate pensei que ia da um basta e parava pó ai mesmo foi engano acharo bonito a reportagem e cada dia pior aqui em Rio do Meio distrito de Itororó a policia vem aqui atraz de moto e carro velho e o resto que se dane um rapaz em uma cinquentinha esta semana tomarão e o meio de transporte do pobre rapaz ir pra o trabalho segundo e um veiculo que não precisa habilitação policia alegou que e um veiculo que os pais da aos meno de 16 anos só que não tinha nem um meno com o veiculo só abuso de poder

  • LULA DANTAS says:

    É com tristeza e vergonha que vejo essa ação tão desqualificada e desnecessária acontecer na nossa cidade.

    infelizmente, Essa é a realidade da rotina da maioria das pessoas negras, homossexuais, indígenas, quilombolas…Povos de Terreiro, Ciganos,e por aí vai…

    A truculência policial e os desmandos estão aí estampados para a sociedade. Não existe motivo para a polícia impedir a imprensa a não ser impedir que a verdade fosse registrada e publicizada.

    Essa cena do Profissinal conduzido ao camburão é histórica para a cidade de Itabuna e, chame mais atenção do que as imagens registradas na máquina fotográfica, onde presos sofriam o tratamento policial “padrão”, de espancamento público e humilhação, e a sociedade parece achar normal…

    Essa é a imagem que está registrada na consciência das pessoas que assistiram essa arbitrariedade.

  • Rosa Maria says:

    E Edinei Bonfim hein?

    Deixo aqui minha indignação com a PM.O jornalista Bené não merecia esse tratamento.Em Itabuna, quem deveria ser preso e algemado seria o falso jornalista Edinei Bonfim.Sabe o por quê? Ele usa um blog para achincalhar, tripudiar, “amolecar” a vida de prefeitos e empresários.Dizem as más línguas,que tão querendo encomendar a alma dele mas o pistoleiro pra fazer o serviço tá pedindo dinheiro que nem presta. Cinco mil reais. É dinheiro demais, né não? Homi algum tem que dizer ao mandante que tem quem faça o servicinho de graça.Ô raça ruim.

  • caio jr says:

    engraçado vocês da imprensa, ontem zezinho mansur vereador de itajuipe, pegou 08 anos de cadeia por ter tentado contra a vida de Ionelio, colega de vocês, e nem sequer vocês deram valor a justiça, a unico blog que divulgou isto, foi o itajuipe online.

  • Vinícius Borges says:

    Esse rapaz gosta de fazer polemica em todo local que vai. Deselegante e abusivo com os colegas de oficio e grosseiro com todos. Julga-se um João Batista e acha que pode dizer o que julga “a ele próprio” correto. Já presenciei várias atitudes grosseiras desse senhor, sendo uma pena que muitos esqueceram sua real personalidade.

  • Elenilton Moraes says:

    Ederivaldo é apenas mais um nas estatísticas do abuso da Polícia Militar na Bahia, pena que muitos outros abusos estão acobertados escusamente até mesmo pela sociedade que tem medo de se expor. Em Jussari, a polícia agrediu vários trabalhadores que chegavam em casa simplesmente porque esses residiam em camacan e eram desconhecidos em nossa cidade. Ederivaldo PARABÉNS, sua luta também é nossa! P.S.-BAHIA, BLOG, PARABÉNS por aderir a essa batalha. Queremos uma Bahia mais JUSTA e POLICIAIS mais preparados!!!!

  • DATO says:

    ISSO AÍ NÃO TEM NADA A VER COM COR DE PÉLE, ESSE BENÉ SE ACHA E REALMENTE DESAFIOU A AUTORIDADE DO POLICIAL. BENÉ É UM MALA, DISFARSADO DE ADVOGADO E JORNALISTA. NA VERDADE A IMPRENSA DE NOSSA CIDADE DEVERIA SE PROFISSIONALIZAR, E NÃO SE ESCORAR NO TRABALHO DOS OUTROS. CADÊ QUE ISSO ACONTECE COM A EQUIPE DE TOM RIBEIRO? BENÉ QUER SE PROMOVER COM ISSO, POLITICAMENTE, ELE QUER SER UM DOS 21 A USURPAR NOSSO DINHEIRO NA CÂMARA MUNICIPAL.
    O POLICIAL ESTÁ CERTO MESMO, EM COLOCAR ESSE CARA ALGEMADO NO CAMBURÃO, ELE GRITAVA ” ME PRENDA”, ELEVANDO AS MÃOS E CHAMAVA O POLICIAL DE “BUNDÃO”. TEM MAIS É QUE PAGAR PRA APRENDER A RESPEITAR UM REPRESENTANTE DO ESTADO.

Deixe seu comentário





vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia