WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara ilheus itajuipe prefeitura de urucuca buerarema plansul












Fora Loiola!

Se alguém me contasse essa história, por contar, numa roda de amigos, eu iria achar que era conto. Devaneio, talvez. Mas é a mais pura e dura realidade da nossa cidade, a mais pura e dura realidade da nossa câmara de vereadores, que elegemos tão confiantes, tão esperançosos. Vejamos, queridos fiéis leitores: teoricamente, os vereadores aprovam as leis que regulamentam a vida da cidade, os serviços de tradicional prestação pelo município, como transporte coletivo, coleta de lixo, manutenção de vias públicas, fiscalização sanitária, etc. Para isso, elaboram projetos de lei e outras proposituras que são votados na câmara durante as sessões ordinárias ou extraordinárias.
.
Teoricamente, o vereador deve ser ainda um porta voz da população, do partido que representa e de movimentos organizados. Cabe ao parlamentar não só fazer política partidária, mas organizar e conscientizar a população realizando seminários, debates e audiências públicas. Tudo em prol da sociedade, claro. Mas na prática…
.

Não faz muito tempo, lembro bem, o senhor Clovis Loiola procurou a imprensa para denunciar uma ‘quadrilha’ na câmara de vereadores de nossa cidade. Eram desvios de aproximadamente R$ 1 milhão em esquemas que, segundo ele, envolvia vereadores e ex-diretores da casa. A cidade ficou em alerta, claro. Os veículos de comunicação se colocaram à disposição para desvendar e fazer com que não caísse no esquecimento. De lá para cá, muita coisa aconteceu.
.

Uma CEI instaurada e, dois meses depois, o próprio Loiola é enquadrado como responsável por tudo. Armaram para Loiola? Loiola armou para alguém e acabou se dando mal? A gente fica se perguntando a todo instante o que fez esse homem tomar a iniciativa de denunciar uma ‘quadrilha’ onde O PRÓPRIO seria apontado como ‘chefe’. Como cidadã, tenho todo o direito de saber. Aliás, como cidadã tenho muitos direitos. Inclusive o de discordar que, dentro da própria câmara, onde me fizeram entender que existia uma quadrilha, agora querem que eu aceite membros responsáveis por uma Comissão Especial de Inquérito dessa importância e membros responsáveis por uma Comissão de ÉTICA.
.
Ética?!? Que ética?!?

.
O que mais desanima, além dessa roubalheira toda, é saber que desde então, nada mais foi feito naquela casa. Nenhum pedido de providência, nenhum projeto, nenhuma audiência pública, NADA! Eu vi e ouvi o próprio Roberto de Souza questionar isso numa das audiências que antecederam a leitura do tal relatório. Os vereadores pararam suas atividades para cuidar dessa CEI. Dezembro está batendo na porta e trazendo com ele um recesso enorme para todos eles. E a vida segue, como se nada tivesse acontecido. É preciso acreditar na força do Ministério Público, embora ter visto Walmir Rosário dizer no programa NBlog’s que não vai dar em nada tenha sido desesperador…
.
Talvez seja o momento do povo mostrar a sua força numa manifestação popular, como no movimento político ocorrido em 1992, onde milhares de brasileiros saíram às ruas em passeatas pedindo a saída do poder do então presidente da República, Fernando Collor de Mello. O apoio da mídia foi decisivo para o desfecho com o Impeachment do presidente, feito mesmo após sua renúncia.
.
Na pior das hipóteses, podemos aguardar as eleições de 2012 para mostrar a nossa força. Mas até lá, querido fiel leitor, as águas que rolarão por debaixo das pontes da nossa cidade podem nos arrancar o que ainda nos resta da ESPERANÇA de uma Itabuna melhor…
.
Por Manuela Berbert.

3 respostas para “Fora Loiola!”

  • lula1 disse:

    Estranho! Porque vc não falou no prefeito? A crise da câmara existe, mas a do município é pior ainda.
    Que tal fora Loiola e fora Azevedo?
    Definitivamente, Itabuna não sabe votar! Se vacilarmos o que vai acontecer é a volta de Fernando Gomes e sua trupe para terminar de acabar com Itabuna.

  • Deraldo disse:

    Um belo texto minha cara Manuela, mas estamos no Brasil e como diz um velho ditado, “AQUI O BURACO É MAIS EMBAIXO”, é lamentável, mas desgraçadamente as coisas por aqui sempre funcionam desse mesmo jeitinho que está acontecendo na câmara de vereadores ITABUANA,
    não fosse assim, após o mensalão em 2005 o Lula não teria subido mais uns pontinhos na aceitação popular e depois sido reeleito em 2006, aí vem 2010 com mais mensalões e o Lula sobe mais e elege a Dilma, os mensaleiros todos de volta inclusive o Costa Neto do PR teve quase 300 mil votos, sem contar que o Zé Dirceu agora é o homem mais forte do governo da Dilma, e você minha cara Manuela tem a ingenuidade de achar que em ITABUNA a coisa deveria ser diferente, eu também gostaria que nada disso estivesse acontecendo aí, mas está, e o mais triste em tudo isso é que a grande maioria das pessoas que querem o LOIOLA fora são as mesmas que tem apoiado todas as roubalheiras do PT, o certo seria que, todos os trambiqueiros da política tivessem o mesmo fim do Arruda, aquele de Brasília expulso de DEM, agora lhe pergunto, algum mensaleiro de PT, PMDB, PSDB, PR, ou do diabo a quatro foi expulso do aeu partido? é óbvio que não, alguns deles são os mais achegados amigos do Lula, como é o caso do Sarney, Valdemar Costa Neto, Jader Barbalho, Maluf e por aí vai.

  • Preocupado disse:

    O TREM-BALA AINDA NEM SAIU DO PAPEL E JÁ É UM ESCÂNDALO DE ESTRATOSFÉRICOS R$ 63,4 BILHÕES!!!

    No Brasil, Faltam estradas asfaltadas e bem sinalizadas, ferrovias para transportar cargas e passageiros, redes de metrô, portos eficientes, aeroportos decentes (e profissionais decentes para operá-los) e por aí vai. O governo do PT, no entanto, encasquetou que o principal investimento em transporte a ser feito pelo país tem de ser uma obra bilionária e de necessidade duvidosa: um trem de alta velocidade que ligará Campinas ao Rio de Janeiro, passando por São Paulo. O custo deixou de ser uma fábula para se tornar uma piada. A estimativa inicial, que era de 19 bilhões, já passou oficialmente para 33,1 bilhões de reais. A licitação para a construção desse portento da engenharia está marcada para o próximo dia 29. Curiosamente, até agora há apenas um grupo interessado no negócio, liderado por estatais da Coréia do Sul. Empresários nacionais e outras companhias estrangeiras não parecem animados a participar. Para evitar o vexame que será produzido se a licitação contar com apenas um participante, o governo tenta convencer alguns empresários, especialmente chineses, a formar ao menos mais um consórcio para entrar na disputa.

    A COISA SÓ TENDE A PIORAR, AQUELE MENSALÃO DE 2005 SERÁ APENAS A PONTINHA DO ICEBERG

Deixe seu comentário





vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia