TRÊS MIL NA MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DO PORTO SUL
.
Pessoas de toda a região e dos mais diversos segmentos se uniram na tarde desta quinta-feira, 10, numa manifestação em defesa do Complexo Intermodal de Transportes Porto Sul. O ato contou com cerca de 10 mil participantes, que apostam no projeto como uma redenção para o sul da Bahia, que há 30 anos não recebe um investimento desse porte.
.
Os manifestantes saíram em caminhada das imediações do estádio Mário Pessoa, seguindo pela “Rua da Linha”, Praça Cairu, Rua Araújo Pinho, Praça Coronel Pessoa, calçadões da Marquês de Paranaguá e Jorge Amado, concluindo o percurso na Praça Dom Eduardo. Neste local, representantes do movimento e autoridades que apóiam o porto fizeram discursos destacando a importância do investimento.
.
O ato foi organizado por organizações dos movimentos sociais, incluindo entidades como Força Sindical, Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras d Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), portuários, estivadores, comerciários, entre outras categorias.
.
Prefeituras como as de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca, Câmaras de Vereadores e clubes de serviço, como o Grupo de Ação Comunitária (GAC) de Itabuna, também se incorporam à mobilização “É um mobilização regional, pois interessa a todos nós”, afirma o presidente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna, Jairo Araújo.
.
Apesar de pesquisas de opinião revelarem uma ampla aprovação ao projeto, uma barulhenta minoria de ambientalistas tenta barrar a construção do porto no litoral norte ilheense. Eles apontam problemas de natureza ambiental, por acreditarem que o empreendimento vai destruir uma preciosa área de Mata Atlântica.
POVO SEM MEMÓRIA!
A memória do povo grapiuna é igual a qualquer outra comunidade brasileira. As pessoas esquecem rapidamente dos fatos que a marcaram, quer na alegria ou na tristeza. Mesmo aqueles que uma geração sofre impacto nunca visto. O exemplo disso foram às conseqüências surgidas com o aparecimento da Vassoura de Bruxa na região do cacau. Na época foi um pesadelo econômico e financeiro que devastou toda lavoura cacaueira, caindo à produção em passos galopantes. Isso provocou uma tremenda desorganização social, familiar, e nada restou para o trabalhador rural que nada sabia em lidar com trabalho urbano.
Muitas coisas horríveis aconteceram. Idosos, morrendo de vergonha dos seus credores. Jovens tentando migrar para outros centros, a procura de segurança financeira que outrora, tinha ao seu redor.
Muitos dos que não fugiram da Bruxa, sem alternativa, foram vencidos pela tentação da vida fácil e das drogas. Destino igualmente daqueles que partiram e sem qualquer qualificação de mão de obra, fatalmente, seguiram o mesmo caminho da delinqüência.
Mais de quinze anos se passaram, enquanto, ainda tentam os grapriunas sair da miséria, dos transtornos financeiros e das dividas bancárias.
Hoje, precisamente na semana passada, uma curta reportagem no Jornal Agora, destaca na página 9, sem grande destaque, como uma notícia jornalista despretensiosa, dizia que a Polícia Federal concluiu a investigação, afirmando que a vassoura de bruxa “FOI ATO CRIMINOSO” (o destaque é nosso). É de estarrecer que dita reportagem, não esclareceu se o inquérito policial apontou o(s) suspeito(s) e se esse(s) elemento(s) é/são o(s) mesmo(s) elementos(s) apontados pela investigação jornalística da revista VEJA, mediante testemunhas, depoimentos, e farta evidencias da maneira criminosa que a vassoura de bruxa foi inoculada na região cacaueira.
O jornal Agora, ainda que de reportagem de canto (pag. 9), com sua tiragem limitada, não deu para que mais que uma dúzia de que restou de agricultores de cacau tomar conhecimento do fato. Entretanto, foi mais gentil para região do que a imprensa falada, escrita e televisionada, que nada comentou sobre o assunto de tanta importância, vez que, ainda, o impacto da vassoura de bruxa é bastante visível na economia do sul da Bahia. Nem mesmo o jornal “A Região” que se gaba de anunciar as novidades em suas manchetes, fez “boca de siri”.
Se o inquérito da polícia federal tivesse a data de 15 anos atrás, talvez o principal suspeito do ato criminoso, não teria sido tão premiado com cargos importantíssimos em empresa do governo, cargo no legislativo estadual, secretaria do estado, e outros vantagens. E também não seria o tal elemento possuidor de um patrimônio invejável. Situação inversa, acontecida com o produtor de cacau sobrevivente à vassoura de bruxa que não dispõe de sua propriedade, já hipotecada, com valor de débito superior ao valor de mercado.
Mesmo sabendo que o ato criminoso já está prescrito pela Lei Penal, seria um alento para quem sobreviveu, saber o(s) nome(s) do(s) culpado(s) pela catástrofe econômica e financeira da lavoura do cacau, pois assim se poderia, pelo menos negar-lhe(s) até um simples “bom dia”, de cabeça erguida, que antes havia grupo de pessoas dizendo “nada foi provado”.
Pois é, o mundo dá voltas, e a poeira fica nas curvas do esquecimento. Pra frente Brasil!
Beleza de texo Mário, mas, o mais estarrecedor em tudo isso são as patacoadas postas em prática e a maioria dos brasileiros engolem uma por uma, e todas elas sempre nas vésperas de eleições.
“lula: O MAIOR BLEFE DE TODODS OS TEMPOS”
—————————————–
A família Sarney continua a mesma de nove anos atrás. Para ser justo, continua a mesma de 50 anos atrás. Para ser justo, continua a mesma de 100, 150 anos atrás… E por isso o único estado do Nordeste a não sofrer com o problema da seca também segue sendo o mesmo: apresenta os piores índices sociais do país.
É preciso ser justo: quem entende do riscado sabe que Lula também não mudou. O oportunismo, antes, o fazia atacar a família Sarney. E o mesmo oportunismo, agora, o leva a impor Roseana ao PT.
Lula sempre foi um homem de palavras!
————————————-
“lula empurra a dilma guela abaixo do pt e o zé dirceu faz o mesmo com os petistas maranhenses”
José Dirceu participou hoje da reunião do Diretório Nacional do PT, que decidiu impor a candidatura de Roseana Sarney ao PT do Maranhão, numa evidência de que os Sarneys aderiram mesmo ao vale tudo.
Dirceu é um homem experiente. Aliás, a Procuradoria Geral da República é quem assevera isso. Na denúncia encaminhada ao STF, e aceita pelo tribunal, ele é caracterizado como “chefe de quadrilha”, o que não é coisa para gente pequena. É preciso muita experiência para chegar a esse patamar.
E AINDA ME APARECE UNS ATOLEIMADOS DIZENDO QUE O pt É DIFERENTE DO dem E DO psdb.