fabric

No mês dedicado mundialmente à conscientização e combate à Aids, o dezembro vermelho, o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – Cerpat, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolverá em Itabuna, uma série de ações voltadas para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) que matam se não forem cuidadas. Na agenda de ações, estão incluídas palestras, panfletagens, testes rápidos, dentre outros.

O lançamento da campanha do dezembro vermelho será nesta sexta-feira (29), a partir das 14h para os profissionais de saúde da rede que trabalham no Cerest, segundo adiantou a coordenadora do Cerpat, Fabrícia Moura Costa. Ainda como parte da programação, acontecerá uma caminhada da prevenção, no próximo dia 6, a partir das 14 horas com saída do Jardim do Ó em direção as ruas centrais.

No dia 9, a programação chega ao Conjunto Penal de Itabuna, onde serão desenvolvias ações com os presidiários. Eles serão submetidos a testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. Também serão realizadas rodas de conversa nas unidades de saúde do município e em outros centros de referência de Itabuna, com a participação dos departamentos municipais da Atenção Básica, da Alta e Média Complexidade e da Vigilância à Saúde.

Fabrícia lembra que o Cerpat já realiza importantes ações de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis durante todo o ano em Itabuna. “E no dezembro vermelho, quando todas as atenções estão voltadas para intensificar o trabalho de conscientização e o combate à Aids, não poderíamos ficar de fora, pela oportunidade que temos de levar mais informação para todos os públicos”, concluiu a coordenadora.