Em Sessão Solene agendada para 25 de julho, a Câmara de Itabuna homenageará quarenta e duas personalidades que prestaram relevantes serviços ao Município. Serão vinte e sete títulos de cidadania, outorgados para aquelas não-nascidas em Itabuna, e quinze diplomas de honra ao mérito. As honrarias são concedidas por decretos legislativos cuja aprovação exige quórum qualificado, ou seja, 2/3 dos vereadores.

Entre os “novos filhos” de Itabuna estarão o presidente da Emasa, Jader Martins Guedes, natural de Coroací, Minas Gerais, e que vive na Bahia há quarenta e dois anos. Jader vem se destacando à frente da administração da instituição e na defesa do saneamento urbano de qualidade.

Quem também receberá a cidadania itabunense será a major Denice Santiago, nascida em Salvador. A militar baiana é conhecida no Brasil e no mundo pelo trabalho em prol das policiais militares no combate à violência doméstica. A major Denice idealizou o Centro Maria Felipe, que é voltado para militares gestantes, e também comanda a Ronda Maria da Penha na Bahia.

Com diplomas de honra ao mérito, serão homenageados itabunenses como o ex-prefeito Capitão Azevedo, que administrou Itabuna no período de 2009 a 2012; o atual secretário de Administração, Dinailson Oliveira, além de atores sociais que atuam em áreas diversas como o tenente-coronel Ferreira Lopes, o padre José Andrade Paz, a jornalista Lo-Hanna Magnavita e o ex-vice-prefeito, ex-vereador e ex-secretário de esportes do município, João Xavier de Oliveira Filho, que é natural de Jequié, mas já possui a honraria do título de cidadania itabunense.