WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
buerarema plansul prefeitura de urucuca



fundacao jose silveira francesa veiculos uniftc

BAHIA: JUSTIÇA DETERMINA SUSPENSÃO DA BLITZ DO IPVA

RTEmagicC_blitz_ipva_feira.jpg

A juíza de Direito Maria Verônica Moreira Ramiro, da 11ª Vara da Fazenda Pública, deferiu liminar na sexta-feira (12) em uma Ação Civil Pública proposta pela OAB da Bahia, suspendendo as operações intituladas Blitz do IPVA, realizadas pelo Fisco estadual em todo o estado da Bahia.

Com a decisão, o Governo do Estado da Bahia deve cobrar o imposto utilizando meios previstos na legislação, abstendo-se de apreender os automóveis dos contribuintes baianos em razão do não pagamento do IPVA, sob pena de multa de R$ 50 mil por operação de blitz.

De acordo com a juíza, “apreender veículo na via pública por débito de IPVA, é o mesmo que expulsar, sem qualquer prévio procedimento, o contribuinte de seu lar em caso de inadimplemento do IPTU”.

Na ação, a OAB da Bahia afirma que o procedimento de blitz e apreensão do veículo em situação de inadimplência configura exercício ilegal do poder de polícia da Administração Pública, em flagrante desrespeito aos princípios constitucionais do devido processo legal, da ampla defesa, do contraditório, da propriedade, razoabilidade e da proporcionalidade, com prejuízos de ordem moral e material aos cidadãos baianos. A OAB-BA afirma ainda que deve ser ofertado ao proprietário do veículo discutir a cobrança do imposto citado sem ser privado dos seus direitos de propriedade.

1 resposta para “BAHIA: JUSTIÇA DETERMINA SUSPENSÃO DA BLITZ DO IPVA”

  • Antonio Filho disse:

    O que diz a Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997, promulgada por FHC:
    Capítulo XII do Licenciamento
    Art. 130. Todo veículo automotor, elétrico, articulado,reboque ou semirreboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgao de trânsito.
    Pena

Deixe seu comentário

vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia