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Após um semestre de pleno funcionamento a Ouvidoria Pública Municipal de Itabuna começa a mostrar resultados positivos de seu trabalho. Instalada em 2013, a instituição permite ao cidadão maior interação com a administração por meio de reclamação, sugestões, criticas, elogios e pedido de solução de problemas da qualquer natureza.

De acordo com o relatório apresentado pelo órgão, no período de julho a dezembro do ano passado, foram realizados 99 atendimentos que geraram 72 demandas, das quais mais de 70% já foram atendidas ou tiveram prazos estabelecidos para execução de intervenções pela Prefeitura.

Os serviços da Ouvidoria possibilitam às secretarias e órgãos da administração municipal reavaliar se os meios que têm sido utilizados para solucionar questões levantadas pelos cidadãos são efetivos e eficazes. O Ouvidor-Geral do Município, Cosme Reis Júnior, explicou que em 2014, a instituição terá em seu plano de metas a criação de representações nas secretarias e setores específicos da Prefeitura, o que irá viabilizar atendimentos e permitir respostas mais rápidas aos cidadãos.

Também está no projeto uma parceria com a Ouvidoria Geral do Estado para a implantação do sistema (software) Tomaz Aquino Gonzaga (TAG), que vai nortear os procedimentos para melhoria no atendimento. Órgão ligado à Procuradoria Geral do Município, a Ouvidoria Geral do Município pode ser acionada no endereço eletrônico: http://www.itabuna.ba.io.org.br/ouvidorianovo/. Os cidadãos também têm atendimento presencial na sede do órgão situado à Rua Ruffo Galvão, 19, em frente ao Fórum Ruy Barbosa, entre 14 e 17h30min, onde funcionam o Procon e a Assistência Judiciária Municipal.