O deputado federal Josias Gomes (PT), participou, no último final de semana, de reunião com o PT de Santa Luzia. O objetivo do encontro foi o de analisar a conjuntura local e traçar planos para os próximos meses. De acordo com o parlamentar, “o PT de Santa Luzia está avançando no caminho da unidade, tendo no comando o experimentado dirigente Noé Rodrigues, inclusive no campo da oposição ao atual prefeito do município”.
A história de Santa Luzia, como município, se faz muito recente por conta da sua pouca idade, visto que sua emancipação se deu nos anos 80. Mas só um resgate histórico remonta referências que descreve sua importância para a região, considerando a saga que os primeiros colonos dessas terras viveram na formação das raízes de uma cultura ainda em construção na região.
O município de Santa Luzia situa-se entre o Platô Costeiro da Cordilheira do Lapão, tendo como limite ao sul o município de Mascote no serpenteio do Córrego Verde, e ao norte os municípios de Arataca e Una tendo todo o vale da Bacia do rio São Pedro e seus afluentes.
Ao Leste seu limite com Canavieiras no rio Doce da nascente à foz que daí parte em linha reta até o ponto mais alto da Serra da Onça limitando-se com o município de Camacã tendo como referência o ponto mais alto das Serras que dividem a Bacia do São Pedro com a Bacia do Panelão.