WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara ilheus itajuipe prefeitura de urucuca buerarema plansul












REVITALIZAÇÃO DO MUSEU DO CACAU DE SALVADOR


.
Localizado na Rua da Espanha, no bairro do Comércio, na chamada cidade baixa de Salvador, o Museu do Cacau, além de contar a história da amêndoa com a cara da Bahia, será transformado num espaço para realização de eventos de charme e exposição de produtos da agricultura baiana premiados nacional e internacionalmente.

Os milhares de turistas estrangeiros e de outros estados brasileiros que desembarcam no porto de Salvador, bem como a própria população da capital e os estudantes das escolas públicas e privadas, terão a opção de conhecer os caminhos do cacau, desde a planta até o chocolate, e produtos premiados da agricultura da Bahia como o café, a cachaça, charutos, vinhos e espumantes, que poderão degustar e adquirir.

Até o final do ano estará pronto o projeto de reformulação que a Secretaria da Agricultura planeja fazer no local. A reforma deverá estar pronta em 2014, incorporando-se aos equipamentos para a Copa do Mundo em Salvador.

“O Museu do Cacau foi criado com a finalidade de contar ao visitante a história da cacauicultura e o desenvolvimento da região Sul do estado, que tem grande importância para a Bahia”, explica o secretário Eduardo Salles, acrescentando que a instituição vai continuar preservando e divulgando a cultura daquela região.

HISTÓRIA E CULTURA

“É fantástico o que o secretário está planejando”, disse o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Joaquim Bastos, que se reuniu nesta segunda-feira (30), com Salles. No gabinete da Seagri, o reitor e o secretário assinaram convênio através do qual a Seagri transfere para a universidade todo o acervo do Museu do Cacau de Ilhéus e também os funcionários ali lotados.

2 respostas para “REVITALIZAÇÃO DO MUSEU DO CACAU DE SALVADOR”

  • BAHIANO COMPETENTE disse:

    essa é de amargar. veja a falta de senso e irritabilidade quando lemos isso. é aqui em nossa região que deveria estar nosso MUSEU. levaram durante os anos de ouro os resultados financeiros para lá e agora leveram a boa HISTÓRIA, e nos deixam aqui as doenças e as dificuldades. e ainda tiram a foto dando RISADAS. Meu Senhor, até quando vamos viver assim… horror.

  • Canavieirense de coração disse:

    Bahiano Competente, concordo com seu comentário e acrecento: O primeiro cacaueiro da Bahia foi plantado em Canavieiras pelos idos de 1746 na Fazenda Cubiculo e apesar de não termos em nossa cidade um prefeito que represente os interesses do municipio, seria oportuno que os tecnocratas da cultura lembrasse de nossa cidade pois ha muito anda esquecida do poder público. Nada da memória do que um dia foi o fruto de ouro tem representação em Canavieiras, sem querer puxar sardinha acho que se existe um lugar para se fazer um memorial ou museu do cacau seria aqui em canavieras.

Deixe seu comentário





vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia