.
Trocar experiências e ao mesmo tempo identificar o modelo do sucesso do Hospital Beneficência Cirurgia de Aracaju, que opera com 99% de atendimento SUS e encontra-se em uma situação financeira melhor que a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Este foi o objetivo do encontro entre os dirigentes das duas unidades hospitalares, que ocorreu recentemente na capital sergipana.
.
Uma equipe da Santa Casa de Itabuna formada pelo provedor Renan Moreira, o diretor administrativo-financeiro, André Wermann, a assessora administrativa, Eliene Conceição e a gerente de Enfermagem do Hospital São Lucas, Ana Paula Baptista, viajou recentemente para Aracaju e lá se reuniu com o presidente do Hospital Cirurgia, Gilberto Santos e o diretor técnico da unidade, Wagner José.
.
Durante o encontro a equipe da Santa Casa expôs a situação em que se encontram as três unidades hospitalares que integram a instituição, inclusive no que se refere à capacidade de atendimento e recursos recebidos para atender a população de Itabuna e região. Em contrapartida, puderam verificar in loco o funcionamento do hospital filantrópico que tem seu atendimento centrado em 99% do SUS e apresenta resultados significativos.
.
O provedor da Santa Casa de Itabuna, Renan Moreira, completa que o segredo para o sucesso do Hospital Cirurgia de Aracaju é o reconhecimento do seu trabalho por parte do Governo do Estado de Sergipe.
.
“Eles têm referência médica como nós, serviços de oncologia, neurocirurgia, cardiologia e ortopedia de alta complexidade e não dispõem de pronto socorro. Mas a mágica para os resultados significativos alcançados com os serviços do SUS no Hospital Cirurgia de Aracaju é que eles possuem um contrato melhor que o nosso, além de contar com a colaboração dos Deputados e Senadores do Estado de Sergipe, que disponibilizam anualmente significantes quantias através de emendas parlamentares”.