Com as chuvas que caíram nas bacias dos rios Colônia e Salgado, tributários do Cachoeira, e no Rio Almada, que supre a captação de Rio do Braço, a Emasa já começa a normalizar o abastecimento de água para a população de Itabuna que, no máximo na próxima semana, atingirá o nível de antes da escassez hídrica. O sistema de captação, tratamento e distribuição sofreu graves prejuízos em decorrência da severa estiagem, no Sul do Estado, de cerca de 180 dias de duração, que causou a escassez nos reservatórios e torneiras e elevou os níveis de cloretos tornando a água salobra.
O presidente da Emasa, Ricardo Campos, informou ao prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, que nesta sexta-feira estão sendo captados 400 litros por segundo no manancial do Rio do Braço, em Ilhéus, e 350 litros por segundo em Nova Ferradas, índice que atende às necessidades normais de abastecimento à Itabuna. Além disso, garantiu que a água atualmente ofertada encontra-se dentro das especificações definidas pelo Ministério da Saúde, portanto apropriada para consumo humano.
O prefeito Claudevane Leite realçou a dedicação e o empenho dos técnicos e diretores da Emasa que não mediram esforços na busca de soluções que mitigassem as condições adversas ao abastecimento de água entre o final de novembro do ano passado e o início de janeiro deste ano. Diante da gravidade da situação, Vane assinou decreto no começo de dezembro declarando situação de emergência em todo o município. A medida visou minimizar os estragos causados pela falta de chuvas e possibilitar ao município buscar apoio junto aos Governos estadual e federal.
E a “normalização” das contas?
Como pode, o LEITURISTA fazer a leitura A MAIS, no mes que nem agua teve, na minha casa? Dois meses seguidos?