IMG_6845

Nesta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, faz a entrega do título de cidadão baiano, ao Bispo Diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula. A cerimônia de entrega do título, proposto pelo deputado Augusto Castro (PSDB), será realizada na sede da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB de Itabuna, a partir das 19h30 e contará com a presença de diversas autoridades, além da população da cidade.

Dom Ceslau Stanula, Bispo Diocesano de Itabuna há 12 anos, é Missionário Redentorista, nascido em Szerzyny, pequena cidade, distante 100 km de Cracóvia, na Polônia, no ano 1940. Seus pais, Stanislaw e Bronislawa Stanula, eram camponeses e tiveram oito filhos.

Dom Ceslau entrou na Congregação dos Missionários Redentoristas com 17 anos. Terminou os estudos filosóficos e teológicos no Seminário Redentorista, recebeu a ordenação sacerdotal no dia 19 de julho de 1964. Iniciou o seu trabalho sacerdotal na Polônia, na cidade universitária de Gliwice, na Silesia, como catequista e capelão do Hospital Oncológico. De Gliwice foi transferido para a Argentina como missionário e trabalhou no Norte argentino.