WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Programa Frequencia Politica plansul





FJS

SALVADOR: PETISTA JOSÉ SÉRGIO GABRIELE CRITICA ELEIÇÃO DE ACM NETO

O texto abaixo foi postado no face pelo secretário de planejamento do estado José Sérgio Gabriele. Um absurdo esse texto, principalmente por ter partido de um forte postulante ao governo.

Ele trata os recursos institucionais que são oriundos dos nossos impostos, como se fosse do governo, quando na verdade o governo é apenas o gestor. Pelo raciocínio dele só precisamos eleger o presidente da república, a partir daí, teríamos que votar só no partido do presidente. É a tese do partido único, da negação da democracia, do centralismo democrático, do “só é bom sermos nós”. Enfim, lamentável

Veja abaixo:

Os eleitores de Salvador elegeram ACM Neto prefeito. Até aí uma vitória da democracia, pela escolha livre os dirigentes municipais. E agora? A Prefeitura Municipal de Salvador tem um orçamento de pouco mais de 4 bilhões e não tem capacidade de financiamento por falta de condições financeiras.

Uma Prefeitura que precisa de obras estruturantes no que se refere a mobilidade urbana, a recuperação da Orla Atlântica e Orla do interior da Baia de Todos os Santos, no Centro Antigo da Cidade, nos bairros mais populosos com a necessidade de expansão de rede de assistência básica a saúde e ampliação da rede municipal de educação.

Uma prefeitura que precisa ampliar o ordenamento urbano com obras de desafogo dos gargalos do trânsito. Uma cidade que precisa tratar bem as suas diversas populações e incluir milhares de pessoas nos serviços básicos da cidade. Uma Prefeitura que precisa dos Governos do Estado e da União para realizar parte dessas obras.

Mas os eleitores de Salvador escolheram ACM Neto com os partidos DEM, PSDB, PMDB, PPS e PV, partidos que são ferozes opositores ao Governo no plano estadual e federal ou em ambos.

Para implementar os projetos necessários para enfrentar as necessidades de Salvador há de haver uma ação harmônica e equilibrada entre a Prefeitura e os governos do Estado e Federal.

Como fazer a integração da Linha 1 do Metro com a Linha Dois que vai até Lauro de Freitas, sem o acordo entre os dois governos? Como fazer os viadutos e passarelas para melhorar o trânsito da cidade sem a cooperação entre as duas esferas de governo? Como articular as concessões das novas linhas de ônibus com a alimentação das estações de alimentação do Metro sem que haja um trabalho conjunto entre a PMS e o Governo Estadual? Como fazer as grandes intervenções programadas no Centro Antigo de Salvador sem a equilibrada cooperação da PMS e governo do Estado?

A questão não é de perseguição ou comportamento não republicano de retaliação ao opositor que ganhou as eleições em um determinado município. A questão é a realidade difícil de diálogo entre um conjunto de partidos que deliberadamente são de oposição ao Governo do Estado, e buscam se legitimar no combate a esse Governo, com a necessidade desse Governo municipal de aceitar a liderança e condução desses projetos pelo Governo estadual, que é o único que tem capacidades financeira e gerencial de gerir as ações desses programas.
Some-se a isso a reação dos movimentos sociais que vão exigir da PMS a aceleração dos benefícios prometidos em campanha e a diversificação das atuações do governo municipal, ameaçando ainda mais a combalida posição financeira do município.

Por cima disso, a nova Câmara de Vereadores pode ser mais um campo de batalha entre o Executivo de Salvador e seu legislativo com vários temas conflitantes na agenda legislativa.

Frente a esse quadro, os partidos que apoiaram Pelegrino não dispõem de muita alternativa: só resta a oposição ao novo Governo. Não uma oposição por oposição, mas uma ação que busque ampliar as pressões referentes aos interesses de importantes segmentos da sociedade soteropolitana que não estarão representados na coalizão vencedora, que exija um reconhecimento do papel do Governo do Estado na execução e liderança desses importantes projetos para a cidade e uma plataforma de reverberação para as demandas do movimento social que tenderão a estar limitadas pelo ideário dos partidos que ganharam a eleição.

Nesse movimento de conflito e tensão, o Governo Estadual é o único que tem as condições de implementar vários dos programas previstos. O novo prefeito precisa levar em conta essa realidade de que o Estado é o principal condutor de muitas das soluções dos problemas para o povo da cidade. Não é do feitio da coligação vencedora com tradição oligárquica e autoritária admitir que tem que reconhecer a importância e tamanho dos seus adversários. Espero que o povo de Salvador não sofra por sua escolha!

28 respostas para “SALVADOR: PETISTA JOSÉ SÉRGIO GABRIELE CRITICA ELEIÇÃO DE ACM NETO”

  • Henrique says:

    Não estou entendendo essa chiadeira sua…a política sempre foi feta dessa forma, Você não alimenta seus inimigos.
    Do jeito que Você ” um absurdo” até parece que Você tem a memória curta, uma vez que Itabuna sofria a pão de ló, quando ACM/Paulo Souto/Cesar Borges era governador.

  • Tiago Reis says:

    Lamentável ! Esse texto mostra um espelho que a linhagem petista se espelha na linha política de Hugo Chávez.
    Não sou fã da política de direita do carlismo (que também era assim) a vida toda fui de esquerda, mas hoje observo que a esquerda governista tenta implantar uma forma de ditadura disfarçada, ou seja, os projetos só andam se os prefeitos forem aliados partidarista, se não são não chega projetos, isso é muito ruim, em Itabuna nós sofremos com o abandono de Jaques Wagner que com a derrota de Jussara do PT a construção do centro de convenções foi parada, isso tem que acabar pois quem sofre com isso é a população.
    Enquanto as políticas públicas só forem miradas no partidarismo e não na comunidade, nosso país continuará a sofrer por falta de crescimento – mas a vitória de ACM neto serviu ao menos para uma coisa para mostra a Lula, a Dilma, a Wagner e ao PT que o povo em quem escolhe o time e não eles ! Eles dizem: “Vote nos candidatos do time de lula” nós dizemos : “Nós é quem escalamos nosso time” A vontade do povo não é a vontade de uma só pessoa “

  • Povo de Itabuna says:

    A mesma politica do avô de grampinho, aos amigos tudo aos inimigos chicote. Assim ACM tratava seus adversarios politicos, como verdadeiros inimigos!!!!!

  • ita says:

    o povo do pt nao sabe perde eles se acham o melhor dos melhores mais o povo da bahia nao é mais besta e ta dando o troco e em 2014 o novo governador da banhia se chama ACM

  • Adilson Amaurí Fontoura says:

    O político brasileiro precisa aprender a não ser o poder, mas estar no poder. Independente de qual partido o candidato eleito seja, as necesssidades estruturantes das cidades existem; e o Governo Federal, que abocanha a maior parte do bolo, tem, por dever constitucional, que ajudar a todos os municípios brasileiros, sobretudo os de poucos recursos econômicos.A dificuldade existe porque quem estar no poder, não quer sair, se nutrindo imoral e corruptivamente do dinheiro da nação, que deve ser usado para proporcionar melhor qualidade de vida pro povo brasileiro, e não para beneficiar as quadrilhas organizadas, instaladas cronicamente no serviço público, a nível federal, estadual, e municipal. Na democracia, o povo é soberano, não adianta choradeira de quem exerce o poder com apego doentio, como se o poder lhe pertencesse. Que o carlismo volte na bahia, mas volte renovado moralmente.

  • tonhao says:

    E ESTE CANALHA POSTULA O GOVERNO DA BAHIA. COM ESTE RACIOCINIO DE JUMENTO. PELO AMOR DE DEUS.

  • jorge gomes says:

    Esse ai nao mais idiota por falta de espaço, porque incompetente ele ja provou na Petrobras onde a Presidente Dilma o demitiu.Ainda quer ser governador da Bahia, vai procurar o que fazer Gabrieli.

  • carmem silva says:

    Ler um texto desse é vê que chegamos ao absurdo da politica,esse secretário deixou bem claro que ACM NETO ganhou então que o povo de Salvador se exploda, pois ele não fará nenhum esforço para ajudar a população pois os maiores projetos tem participação maior de ambos os governos e esta nas mãos do PT.Veja,quem é esse oponente,dono do governo, fala de algo que parece ser uma empresa privativa,isso não é dele, é do povo, pessoas confiaram em escolher um representante que foi Wagner e ele simplismente colocou um truculento desse para falar asneiras,que ridiculo para um homem que concidera-se público.Na verdade creio que, em uma altura dessa ele já tomou uma grande reculagem do governo.

  • Kiko99 says:

    É ridículo isto.
    Os cordeirinhos de Lula aprenderam a fazer campanha com montagens de fotos de sua hierarquia partidária.
    Ensinam que sem seus aliados é inviável governar.
    Querem mandar na mente das pessoas. É um desejo escancarado por um ditadura.
    Só que os cofres públicos estão ocupados com dinheiro do cidadão e não dos petistas… que querem mandar no que é público. Um absurdo!

  • Cida Marques says:

    Então o secretário quer dizer que só existe governo eficiente com “alinhamento” de poderes? Não seja por isso, secretário. Sua derrota para o governo do Estado também é eminente, aí fica tudo certo.

  • Tarcisio Santos says:

    Brincadeira né!!! Vou guardar o nome deste indivíduo… se um dia este ser se candidatar a algo neste país vou fazer questão de lembrar como ele faz política…

    Devia ter vergonha!!! 500 mg de PAQUETÁ para ele…

  • GIDEON says:

    Malvadeza era mal mermo, mas amava e defendia a Bahia, mas não odiava os inimigos, afinal, foi até aliado de LULA.
    ACM Neto não é mal, é apenas um garoto que precocemente encerrou sua fase de crescimento. Será um bom prefeito, consequentemente será GOVERNADOR no futuro próximo.

  • Leonardo says:

    Será que os ditadores do PT não pensaram na possibilidade de Dilma e Wágner perderem as eleições?????? Neste caso então a eleição de Neto foi a medida certa para Salvador….

  • ELEITOR ATENTO says:

    ESSE SUJEITO NÃO FOI AQUELE SUJEITO QUE A NOSSA PRESIDENTA DILMA DEMITIU POR TER DESVIADO BILHÕES DA PETROBRÁS??? NOS POLPE VIU, SEU CORRUPTO!!!

  • Antonio says:

    Em 2004 com Lula já governado o PT elegeu prefeitos em 9 capitais, mas perdeu São Paulo de Marta Suplício para Serra.

    Em 2008, com Lula ainda no poder, o PT só elegeu prefeitos em 6 capitais, perdeu 1/3.

    Em 2012, com Dilma no poder, o PT só elegeu prefeitos em 4 capitais, perdeu mais 1/3.

    Em 2006, com Lula no 2º mandato o PT elegeu 5 governadores e o PSDB 6.

    Em 2010, o PT só elegeu 5 governadores e o PSDB 8.

    OBS:
    Nos estados onde o PT governa, só conseguiu eleger prefeito de Rio Branco, capital do minúsculo Acre, com uma população pouco maior que a metade do habitantes de Feira de Santana. Sendo assim, o genial petista deveria enviar esse memorando dos inferno para o país inteiro.

  • Lomanto says:

    Cada dia mais tenho a certeza que caso Vane saísse candidato pelo PT seria derrotado, felizmente não foi o caso. O povo em Itabuna, Salvador e na Bahia não admite mais ser castigado por ter o direito do voto livre, este tipo de declaração reforça a necessidade do povo expurgar esses políticos com tendências Chavistas.

  • Heder Santos says:

    Quantas pessoas marcadas por rancores, rancores momentaneos, porque o pior estar por vir, esperem pelo menos 6 meses do governo de ACM Neto. Ele representa a volta de uma forma das mais cruéis de fazer política neste país. Falta memória a quase todos vocês para entender o que representa a chegada de ACM Neto ao poder em Salvador. A Bahia era um reduto oligarquico ultrapassadissímo sob o comando do seu avô, onde tudo era permitido aos interesses de poucos que se alianhassem a ACM. Pense quantas vezes a polícia ou os professores ousaram fazer greve na “democracia” carlista. Jamais! E sob sua batauta a Bahia tinha um dos piores salários e plano de carreira para a segurança e a educação. Sou contra certas posturas do PT na Bahia, mas é incorreto afirmar que ACM Neto e o apoio obtido por ele para governar Salvador seja mais competente e menos unilateral que o candidato Nelson Pelegrino. Uma tristeza perceber o quanto o povo soteropolitano na falta de perspectiva apostam na pior opção para Salvador.

  • Carlos Amorim says:

    Concordo com você Heder Santos. Tenho apenas uma ressalva a fazer, o povo soteropolitano, pelo menos a maioria das pessoas, não pensaram em votar em ACM Neto só por falta de perspectiva mas junte a isso a ignorância, falta de conhecimento crítico sobre a política local e total alienação via o maior veículo de comunicação da capital, a TV Bahia, e não por acaso pertence a família de ACM Neto, o próprio é cotista no conjunto das ações da rede Bahia, tendo seu pai como presidente da mesma. Eca! Quanta gente alienada nesta cidade!! Quanto gente mal informada!! Que retrocesso ACM Neto na prefeitura de Salvador!!

  • Roberto Corsario says:

    Leonardo, vc foi incrivel, vinha eu lendo os comentários e pairava nas conversas e declinava meu pensamento as idéias, e quando cheguei ao comentário de Cida, tive esse mesmo pensamento, nomes como o de Eduardo Campos despontam como candidato a sucessor de Dilma, não sei se Geddel seria a via para a Bahia, mais vejo o PP com projeções a lançar candidato, o retorno de João Durval, Cesar Borges que não fez muito, mais ainda aspira retorno, mais sem sombra de dúvidas comungo de sua opinião, o povo pode acordar e entender que Bolsa familia expurga o cidadão do trabalho, que o mensalão valeu mais do que o assistencialismo do governo Lula/Dilma, quem sabe o cidadão brasileiro perceberá que a formatação do estado brasileiro não cabe mais governos perpetuos.

  • Já ganhou ACM says:

    Como funcionário público estadual eu gostei, mas percebe-se o fisiologismo político nesse discurso nazi-facista desse incompetente que praticamente foi escurraçado do governo federal!!!!Toda ação tem uma reação…

  • Tony says:

    A algum tempo defendo a idéia que esta ideologia que o PT adota para fazer política é uma ditadura disfarçada, a escolha é democrática, até parece que nas cidades onde o governo é do PT, tudo é lindo,Jaques Wagner e Dilma foram eleitos por todos e tem a obrigação de governar para todos, este argumento de alinhamento de poderes, é uma tese adotada para intimar o direito de escolha do cidadão. Quanto ao comentário do sr. Carlos Amorim que diz que “é um retrocesso ACM Neto na prefeitura” digo que retorcesso foi manter a reeleição do PT na Bahia no governo do estado, que não teve créditos para convercer os soteropolitanos a colocar Pelegrino na prefeitura, pois já provou que este alinhamento não funciona na prática, moro no interior do estado e digo que este governo nada benefíciou o interior, por isso alinhamento sr. Carlos Amorim você verá apartir de 2015, ACM Neto com o governador que não será do PT.

  • Antonio says:

    O cara surtou de vez, mas êle tem lá suas razões, logo no nordeste onde o “PT FEZ TANTO”, eita povinho ingrato da disgrama, se em Sergipe com um governador PETISTA o falecido DEM vence na capital, e no 1º turno, aí vem pra Bahia onde o carlismo nada fez, também governado pelo PT que tem feito tanto, perde também para o finado DEM, sendo assim começo a entender o coitado do surtado, mas não é só isso, em Feira de Santana, que tem a população de muitas capitais, o DEM também ressuscitou e aqui pertinho da desgovernadoria, em Lauro de Freitas onde a prefeita é petista também perdeu, e sabem pra quem, para o candidato do PP, liderado por um ex-carlista agora também no governo Wagner, o cabra é o carrasco do PT de Lauro de Freitas é o deputado João Leão.

  • simone says:

    convido a todos os baianos a guardarem esse comentário desse cão raivoso, ele julga que a Bahia,é feita de idiotas ou debiloides, que em 2014 ele vira candidato ao Governo,e que nos Baianos vamos votar nele, pelo contrário vamos guardar esse texto, e passar na cara dele quando vier em nossa Cidade. Isso é desespero, Confio no Governo de Neto, em sua capacidade,na sua vontade de trazer e fazer o melhor pra Salvador, Acredito também que a Presidenta Dilma,sabera respeitar a decisão de um povo. E ser a Preside4nta de todos e não dos aloiados do seu Time, Salvador escolheu o seu Governante vaoms respeitar.

  • Revolucao says:

    Jacson Wagner,

    Já que o mandato de ACM foi tão ruim porquê boa parte de seu grupo político atual foi cria de ACM?

    Ex.:

    Otto Alencar
    João Leão
    Mario Negromonte
    Benito Gama
    JAbes Ribeiro

  • CAMILA says:

    A QUESTÃO É DE CONTEÚDO HISTÓRICO E SEM EXIGIR MUITO, O BÁSICO, QUE É INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, NO MEU ENTENDIMENTO O SECRETÁRIO EM MOMENTO ALGUM SE NEGOU OU AMEAÇOU O PARTIDO ELEITO OU O PREFEITO ELETO DE RETALIAÇÕES. ELE SE REFERE A MEMÓRIA HISTÓRICA, O PARTIDO O QUAL FOI ELEITO PARA PREFEITURA DE SALVADOR NÃO TEM A TRADIÇÃO, PELO MENOS NÃO TEM NO SEU HISTÓRICO AFINIDADE COM A PRÁTICA DE DIÁLOGOS DEMOCRÁTICOS! FUNDA-SE NUM PASSADO DE UMA ADMINISTRAÇÃO AUTORITÁRIA, ANTI DEMOCRÁTICA QUE RESULTOU NUMA BAHIA ANACRÔNICA!

  • Erailton Gama says:

    A reação de Gabriele mostra seu perfil enquanto homem público. Procupado apenas com o poder. A vontade do povo é um detalhe insignificante.
    Muito infeliz o seu texto com tom de ameça.
    Ele até reconhece a obrigação do estado em fazer as obras estruturais da cidade. E porque não faz? O Pelorinho está destruido, o Centro de Convenções está caindo aos pedaços…
    O Governo Wagner deveria fazer pela votação que já teve em duas eleições e não condicionar à eleição de quem quer que seja, como sugere Gabriele.
    Lamentável!

  • Este Senhor deveria explicar como conseguiu levar a PETROBRAS quase a bancarrota. Passamos a ser importadores de petróleo, depois que seu chefe anunciou a auto suficiência. Deixou gatilhos destrutivos na empresa, que estão difíceis de serem desarmados. Por isso foi escorraçado do Governo.
    Daí, desocupado que está, o bajulador vem pregar a destruição da cidade.
    Os tempos são outros. A vitória de ACM Neto ocorreu a partir de uma resposta do povo a tentativa de implementação de uma DITADURA disfarçada que o PT vem apregoando.
    O povo não é burro, nem subordinado aos MENSALEIROS.
    Acordem! Pois, foi só começo do fim.

  • Alanis says:

    Lamentável que um secretário se expresse tão mal, que mate o português e a democracia. por sorte, o eleitorado se mostra mais atuante e atento a manobras assim, a fim de repudiá-las, sempre!

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia