WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica bahiagas prefeitura de itabuna prefeitura de ilheus pmvc prefeitura de coaraci prefeitura de coaraci prefeitura de teixeira de freitas camara de de teixeira de freitas prefeitura de eunapolis plansul



FJS

ITABUNA: FALTA DE ESTRUTURA COLABORA COM O AVANÇO DA VIOLÊNCIA

O Governo da Bahia aposta principalmente em dois instrumentos para combater a violência: a criação de delegacias especializadas em homicídios e a instalação de Bases Comunitárias de Segurança, similar às Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro. Em Itabuna, considerada a oitava cidade mais violenta do país, nenhum desses equipamentos existe.

A criação da Base Comunitária em Itabuna foi prometida pelo governador Jaques Wagner em janeiro deste ano, mas até o momento nenhuma medida concreta foi adotada no sentido de implantá-la. Cinco bases já funcionam na capital do Estado, com bons resultados na redução da criminalidade.

O mesmo ocorre com a Delegacia de Homicídios. Na semana passada, o delegado Marlos Macedo, da 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), afirmou que a falta de estrutura física, pessoal e equipamentos são obstáculos à instalação da especializada. Essa falta compromete a eficiência da polícia no que se refere à investigação de crimes de morte, facilitando a impunidade e, em consequência, estimulando os criminosos.

A triste situação da violência em Itabuna foi tema de matéria exibida nesta terça-feira (15), no telejornal Bom Dia, Brasil (Rede Globo). Na reportagem, foi mostrado um dado preocupante: cerca de 90% dos homicídios cometidos na cidade estão relacionados ao tráfico de drogas e a maioria é ordenada de dentro do Conjunto Penal de Itabuna. A matéria destacou que o presídio é controlado por duas facções, que ocupam os raios A e B e disputam o comando de pontos de venda de droga fora da cadeia.

A situação é conhecida pelas autoridades responsáveis pela área da segurança, mas até o momento não houve qualquer providência. No presídio, construído para 480 presos, vivem cerca de 1000 e, para atenuar o problema da superlotação, a única medida prometida é a transferência de 150 para Eunápolis. Restarão mais de 800 e a carceragem continuará superlotada.

Ouvido pela reportagem do Bom Dia Brasil, o sociólogo Carlos Alberto Gomes afirmou que os bandidos de Itabuna perderam o medo de ser condenados, pois continuam mandando de dentro da cadeia. Há poucos dias, uma batida nas celas resultou na apreensão de 30 celulares, existindo denúncias de que agentes penitenciários recebem suborno para permitir a entrada dos aparelhos e outras “encomendas” dos detentos.

A Secretaria Estadual da Administração Penitenciária tem conhecimento do problema e a única medida que tomou até o momento, na tentativa de controlar a situação, foi isolar os chefes das facções criminosas no Conjunto Penal.

3 respostas para “ITABUNA: FALTA DE ESTRUTURA COLABORA COM O AVANÇO DA VIOLÊNCIA”

  • Eurivalda says:

    O “governador” deveria saber que homens de bem cumprem sua palavra e não apenas fala da boca pra fora pra acalmar as reclamações do povo.
    Itabuna precisa mesmo de mais investimentos em prol da segurança e bem estar da população. Porém, o fato de a cidade não ser bem estruturada não significa que os seus moradores também devem ser.

    Morei desde que de que nasci em um barraquinho de tábua em uma Periferia de Itabuna (no bairro Nova Califórnia). Mas nunca agredi ninguém por morar em um bairro sem estrutura, isso não foi e nunca será um motivou para assaltar, matar, estupra, ou cometer qualquer outro crime.

    A dignidade está nas pessoas não nos prédios e casas de uma localidade!
    Uma cidade sem estrutura não quer dizer que a população é composta por meliantes.
    Jaques Wagner cumpra o que prometeu para Itabuna. Você não pode brincar assim com tantas vidas!

    Itabuna é uma cidade de gente humilde, porém honesta, não um território de bandidos!

  • Pensativa says:

    O governador está brincando com a segurança da cidade de Itabuna, não está fazendo sua parte e ainda quer ter razão. Só quero que a administração municipal não seja prejudicada por causa disso como aconteceu com a saúde!

  • .......... says:

    os nossos lideres governamentais, não só o governador Jaques Wagner mais todos outros só querem aproximação dos jovens no ano das eleições,Pois a nossa cidade está completamente abandonada só se ouve noticias de roubo assalto e mais mortes e as vitimas quase sempre são jovens.As nossas crianças futuro do nosso pais nao esta tendo direito a educação a saúde, pode até viver em barracos mais se nao tem educação se nao viver em um ambiente favoravel com bons exemplo vai da pra conta de dedo quem vai fica de fora da ala A e B do presidio.
    Socorrrrrrrrrrrroooooooooo peço pelo futuro da nossa cidade

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia