O prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante), foi alvo de uma fake news após adversários divulgarem um trecho editado de seu discurso durante a inauguração do novo sistema de abastecimento de água que atenderá as comunidades de Ubiraçaba, Samambaia, Lagoa de São João, Lagoa de Isidoro, Lagoinha, Tamboril e Marquinhos.

A edição tentou criar a versão de que Fabrício teria criticado o governador Jerônimo Rodrigues. O prefeito, porém, afirmou ao site que se referia ao grupo político que faz oposição ao seu governo.

“Eu disse que o grupo do PT está no poder há 20 anos no estado e o grupo de oposição ao nosso governo não conseguiu realizar essas obras em Brumado. Em pouco menos de dois anos, nosso governo transformou a cidade em um canteiro de obras. Cortaram parte da fala para insinuar que eu critiquei o governador. Isso é uma fake news”, declarou.

A apuração do site aponta que a montagem circulou a partir de integrantes do grupo petista derrotado por Fabrício nas eleições de 2024.

Nos bastidores, a avaliação é que a tentativa de desgastar o prefeito teve efeito contrário. Ao tentar criar uma crise entre Fabrício e o governo estadual, a oposição acabou produzindo conteúdo que também favorece politicamente o grupo de ACM Neto.