ITABUNA: SANTA CASA DE MISERICÓRDIA FORTALECE PARCERIA COM A DIOCESE

Representantes da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna se reuniram, na última quarta-feira (29), com o bispo Dom Jailton de Oliveira Lino, na Cúria da Catedral São José, para discutir a possibilidade de uma parceria internacional na área de saúde. Durante o encontro, membros da provedoria debateram com o religioso a viabilidade de implementação de projetos e acesso à tecnologia disponibilizada pelo Hospital Sacro Cuore Dom Calabria, na Itália.
As tratativas estão na fase inicial, mas o provedor Francisco Valdece está otimista com o estreitamento da relação entre a Santa Casa de Itabuna e os representantes do Hospital Sacro Cuore Dom Calabria. Ele cita alguns fatores que aproximam as duas instituições. “Somos uma instituição fundada com base nos princípios cristãos, filantrópica, com uma gama de serviços de média e alta complexidade para os usuários do SUS, com especialidades, como oncologia e cardiologia. O São Lucas, por exemplo, é 100% SUS. No Hospital Manoel Novaes, mais de 90% do público são pessoas carentes”, pontua.
O provedor destaca o empenho do bispo Dom Jailton de Oliveira Lino em contribuir para que o sul da Bahia tenha um serviço de saúde com tecnologia de ponta. Ele observa que, caso a parceria venha se concretizar, será uma grande conquista para a população da região. “Apesar da limitação de recursos, temos feito, em parceria com o Estado e Município, investimentos significativos em infraestrutura e modernização no nosso complexo hospitalar. Para nós e para a população será uma grande conquista ter como parceira o Hospital Sacro Cuore Dom Calabria”.
Francisco Valdece lembra que atualmente a Santa Casa de Itabuna mantém parceria internacional com o Centro de Estudos do St. Jude Children´s Research, hospital dos Estados Unidos, que desenvolve o Projeto Hora Dourada. Especializado em tratamento de câncer, o Centro de Estudos norte-americano indica caminhos, faz recomendações e monitora as atividades que asseguraram melhoria do fluxo no atendimento aos pacientes oncológicos.
O Hora Dourada estabelece prioridade para pacientes oncológicos infantojuvenil atendidos no Hospital Manoel Novaes. Durante o período de maio de 2024 a agosto deste ano, 100% das crianças e pré-adolescentes que apresentaram quadro febril foram atendidos nos primeiros minutos, evitando agravamento do quadro e óbitos. Por isso, o hospital conquistou o certificado Hora Dourada.
Os representantes da Santa Casa de Itabuna e do Hospital Sacro Cuore Dom Calabria participarão, no início de dezembro, de uma videoconferência para discutir de que forma a instituição de saúde pode ajudar. Além do provedor Francisco Valdece, pela Santa Casa, participaram Peter Deviris (vice-provedor), Sílvio Roberto de Oliveira (1º secretário), José Sidenilton Pereira (2º secretário) e André Wermann (1º tesoureiro).



























