fake-news

Nesta semana circulou na rede social que o prefeito de Ilhéus, Marão (PSD), e o vice, Bebeto (PSB), estavam inelegível por oito anos por conta da rejeição das contas de campanha de 2020.

Mas a informação não procede, em contatos com advogados da área eleitoral, eles informaram que rejeição de contas de campanha não deixa o político inelegível.

“Rejeição de contas de campanha não gera inelegibilidade. No máximo, quando as contas são declaradas NÃO PRESTADAS é que o candidato fica sem quitação eleitoral. Nesse caso, basta ele devolver o valor glosado pela justiça eleitoral no prazo de 5 dias após o trânsito em julgado. Se não o fizer, a União irá promover uma execução e enquanto não houver o pagamento ou o parcelamento do montante, ele fica sem quitação eleitoral”, declarou um  renomado advogado da capital.