A Prefeitura de Coaraci é pioneira nas ações de combate ao coronavírus. Preocupada em desenvolver estratégias de contenção dos casos de COVID-19, realizou mais de 500 testes rápidos atendendo os diversos pontos da cidade tendo como ponto de partida a Atenção Básica. Assim, foram contemplados os pacientes cadastrados nas Unidades de Saúde da Feirinha, Maria Gabriela, Jóia do Almada, Centro, Bela Vista, Berimbau e Jardim Cajueiro além dos distritos de Itamotinga e São Roque. Na testagem que teve início há duas semanas, foram submetidos todos os servidores dos referidos postos, em uma ação extensiva aos moradores de cada área, tomando como base localidades com registros de casos positivos ou suspeitos para a COVID-19. O intuito desta atividade é realizar triagem inicial e testagem da população em toda abrangência municipal, a fim de obter dados importantes para o entendimento e o rastreamento da infecção pelo novo coronavírus na população local.
Em um momento em que está instalada contaminação comunitária da infecção cresce a necessidade de realizarmos testes em quantidade para detecção da doença e conhecimento do verdadeiro número de infectados. O diagnóstico preciso e correto é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao tratamento da doença.
Além da testagem, as barreiras sanitárias instaladas nas três principais entradas da cidade, possibilita o entendimento do público circulante, tornando possível o cadastro e acompanhamento de pessoas sintomáticas ou vindas de outros municípios, estas acompanhadas pela equipe de monitoramento de forma a garantir o cumprimento da quarentena.
Como forma de prevenção, estão sendo implementadas ações educativas continuas por meio de mídias áudio visuais, instrução ministradas por agentes sanitários, em atividades diárias em pontos estratégicos a exemplo dos pontos comerciais e agências bancárias para os quais foram estabelecidos critérios de funcionamento com cumprimento de protocolo de segurança para servidores e usuários.
A partir da publicação de decreto tornando obrigatório o uso de máscaras foram distribuídas 11 mil máscaras com orientações sobre a importância do uso deste EPI por toda a comunidade.
Além das medidas preventivas é dado suporte aos pacientes suspeitos e confirmados que passam a receber acompanhamento realizado pelo monitoramento do Centro de Atenção ao COVID-19 que direciona o paciente ao serviço necessário em parceria com a Secretaria de Assistência Social, propiciando ao usuário atendimento de psicologia, Advocacia e Segurança.
A cidade de Coaraci é hoje referência no combate ao Coronavírus em decorrência de ter adotado todas as medidas preventivas pioneiramente.