Maria José e Cristiano Lôbo.
Maria José e Cristiano Lôbo.

A política de democratização da Justiça implementada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJB), que visa aproximar o judiciário da sociedade, sobretudo dos segmentos da população desprovidos de seus direitos, está dotando a Comarca de Itabuna, situada a 450 quilômetros de Salvador, de um importante instrumento para a concretização deste objetivo.

.

Trata-se do Balcão de Justiça e Cidadania inaugurado na última terça-feira (24) que está sendo implantado em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

.

Presidindo a solenidade de inauguração, a desembargadora Maria José Sales Pereira, destacou que o Tribunal de Justiça da Bahia, em junho de 2003, iniciou o projeto de acesso à Justiça e Cidadania, com a solução alternativa de conflitos, denominando Balcão de Justiça e Cidadania.

.

O diretor-geral da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo, manifestou o agradecimento da Rede de Ensino FTC ao Tribunal de Justiça da Bahia, por confiar à Instituição de Ensino a missão de contribuir com o Poder Judiciário na ampliação do acesso à justiça para a camada mais carente da sociedade.

.

O novo balcão vai funcionar com a atuação dos estagiários do curso de Direito da FTC e está instalado no primeiro andar do prédio da instituição de ensino, no centro da cidade, e contará com um professor que irá supervisionar os trabalhos.

.

O atendimento será realizado, sempre no turno vespertino, pelos alunos matriculados na disciplina Prática Jurídica Real e Simulada. Nesta segunda-feira (23), véspera da inauguração, cerca de 90 estudantes da Faculdade participarão de uma capacitação dada por servidores do Tribunal de Justiça.