:: ‘Eventos’
URUÇUCA: SÃO JOÃO DO POVO COMEÇA COM PRAÇA LOTADA, SHOW DE SOLANGE ALMEIDA E MUITO FORRÓ NA PRIMEIRA NOITE

O São João do Povo 2025 começou com força total nesta quinta-feira (19) em Uruçuca, com a Praça Régis Pacheco completamente tomada pelo público. A primeira noite foi marcada por muita animação, segurança e uma programação musical que agradou todos os gostos.
O grande destaque ficou por conta da cantora Solange Almeida, que subiu ao palco e fez um verdadeiro espetáculo, misturando sucessos que marcaram época e novas músicas, com uma energia contagiante. Mas a noite não parou por aí! Também passaram pelo palco as bandas Tome Xote, Canários do Reino, Mikael Santos, Pipoco do Trovão e Ivan Clips, garantindo um forró do começo ao fim.
A prefeita Magnólia Barreto acompanhou de perto a abertura oficial e celebrou a presença massiva da população.
“É emocionante ver essa praça cheia, com famílias, jovens e visitantes curtindo juntos o São João do Povo. Preparamos tudo com muito carinho, estrutura e segurança para fazer dessa festa um marco para Uruçuca”, afirmou.
E a programação segue! Nesta sexta-feira (21), a festa continua com shows de Guilherme, Lukas Barreto, Seresta do Rasta, Língua Doce e o tão esperado Silvanno Salles, que promete embalar os corações apaixonados.
O São João do Povo vai até o domingo (22), com uma programação diversificada, segurança reforçada, transporte gratuito, ida e volta de Serra Grande e um ambiente pensado para celebrar a cultura nordestina.
IBIRATAIA: ESCOLAS DISPUTAM SEGUNDA ETAPA DO CONCURSO DE QUADRILHA DO SÃO JOÃO RAIZ 2025

Evento mobilizou estudantes e celebrou a cultura nordestina; Escola Mariana Andrade Meira garantiu vaga na final
Na última quarta-feira, 11 de junho, a Prefeitura de Ibirataia realizou a segunda etapa do Concurso de Quadrilha das escolas municipais, como parte da programação oficial do São João Raiz 2025. A iniciativa, desenvolvida em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Cultura e Turismo, tem como objetivo valorizar as tradições juninas e fortalecer a identidade cultural da cidade.
As apresentações ficaram por conta das escolas municipais Eraldo Tinoco de Melo, Escola do Campo, Mariana Andrade Meira e Marlene do Rosário. Com trajes típicos, coreografias criativas e muito entusiasmo, os estudantes encantaram o público presente e demonstraram o empenho da comunidade escolar na preservação da cultura nordestina. Ao final da disputa, a Escola Mariana Andrade Meira foi a classificada da noite, garantindo presença na grande final.
O concurso de quadrilha foi dividido em duas categorias: Fundamental I e Fundamental II. Duas escolas do Fundamental I já garantiram vaga na final, que será realizada no próximo dia 16. Já as escolas do Fundamental II disputarão a última fase classificatória no dia 14, onde duas entre três instituições seguirão para a finalíssima também dia 16.
A Prefeitura de Ibirataia reafirma, por meio desse projeto, seu compromisso com a educação, a cultura e a valorização das manifestações populares, promovendo uma das festas mais tradicionais do Nordeste com envolvimento direto da comunidade escolar.
MOVIMENTO INVASÃO ZERO GANHA FORÇA NACIONAL EM DEFESA DA PROPRIEDADE RURAL
Ilhéus sediou, no último sábado (7), o 1º Fórum Nacional do Movimento Invasão Zero de Defesa da Propriedade (MIZ), evento que reuniu autoridades federais e estaduais, lideranças regionais, produtores rurais e apoiadores em uma mobilização expressiva pela defesa da propriedade privada no Brasil. No encontro, foi assinado um manifesto contra as invasões de terra promovidas por movimentos como o MST e em favor da segurança jurídica no campo. Durante o fórum, os estados do Espírito Santo e Pernambuco foram anunciados como sedes das próximas edições do evento.
Presença de Líderes e Chamado à União
Estiveram presentes os deputados federais Coronel Meira (PE) e Capitão Alden (BA); os estaduais baianos Robinho, Leandro de Jesus e Diego Castro; além de Lucas Pollese, deputado estadual pelo Espírito Santo. Virtualmente, participaram os federais Coronel Zucco (RS), Marcos Pollon (MS), além dopresidente da Comissão Fundiária da Farsul (RS), Paulo Ricardo Souza Dias.
Um volumoso grupo de produtores rurais, vereadores, representantes municipais, de associações e sindicatos das cidades de Ilhéus, Una e Canavieiras, marcaram presença em apoio ao MIZ.
Abrindo os pronunciamentos, a fundadora e coordenadora nacional do Invasão Zero, Dida Souza, agradeceu o apoio de todos e reforçou a união do movimento:“Estamos aqui para defender um direito constitucional. Nossa luta é contra o desrespeito e as invasões. Contem conosco”, declarou.
A Origem do Movimento e o Papel do Agro
Um dos fundadores do MIZ, Luiz Henrique Uaquim, relembrou que o movimento nasceu na cidade baiana de Santa Luzia, após uma invasão de terras, e hoje está presente em mais de 200 municípios na Bahia e em 14 estados do país:“Iniciamos essa caminhada com planejamento e hoje mostramos que não há justificativa para invadir propriedades produtivas. O agro é responsável por 36% dos empregos e por mais de 40% das exportações do país”.
Críticas ao Governo e Apelo pela Mobilização
Na sequência, Coronel Zucco (RS), líder da oposição e Presidente da Frente Parlamentar Invasão Zero, disse que esse é um movimento espontâneo de homens e mulheres do campo que resolveram se unir para proteger o que é seu por direito. “Se consolida como uma das mais legítimas e necessárias respostas da sociedade brasileira contra o avanço da criminalidade transvertida de militância social”, denunciou.
No mesmo sentido, o deputado federal e autor do projeto de lei 709/2023 que visa pôr fim às invasões de propriedades, Marcos Pollon (MS), falou sobre condutas a serem adotadas no caso de pretensas invasões e esbulhos possessórios, destacando institutos jurídicos como o interdito proibitório, além de reforçar seu apoio absoluto ao MIZ. “Convém formar associações em cada região com uma empresa, com um corpo de segurança próprio, dentro da lei, que esteja treinada e apta para fazer a defesa dos pontos de invasão, buscando desforço imediato”.
O deputado federal e diretor de segurança da Frente Parlamentar da Agricultura, Coronel Meira (PE), apresentou o documento “Instrumentalização do Acesso à Terra”, que denuncia políticas governamentais que, segundo ele, estimulam ocupações ilegais:“O governo premia a irregularidade. Somente em 2025 já foram 25 invasões em 17 estados”.
O coordenador do MIZ em Pernambuco, José Antônio, incentivou a mobilização individual:“Não transfira a responsabilidade de defender sua terra. Esteja junto. Faça parte”.
Segurança Pública e Denúncia de Abusos
Capitão Alden, deputado federal pela Bahia, apresentou um panorama alarmante da segurança pública no estado:“A Bahia lidera os índices de violência há nove anos. Já são mais de 100 mil assassinatos em duas décadas. Também encabeçamos o número de invasões de propriedades”.
Do Espírito Santo, o deputado Lucas Pollese relatou a crescente atuação do MST em seu estado e destacou o papel das redes sociais na denúncia desses atos:“Isso precisa ser enfrentado visceralmente”. Ele, que está engajado junto ao MIZ, se organiza com os coordenadores para realizar a próxima edição do evento em seu estado.
Tecnologia, Propriedade e Reação da Sociedade
O deputado estadual baiano Leandro de Jesus apresentou o aplicativo Alerta Rural, ferramenta que visa criar uma rede de proteção no campo:“Quando se trata de direito de liberdade, direito de propriedade, resgatar a nossa Bahia e o nosso Brasil, defender as nossas famílias, nós não podemos falar em hipótese alguma em cansaço”.
Diego Castro (BA), presidente da Comissão de Segurança Pública e de Direitos Humanos na ALBA, classificou o movimento como um marco civilizatório, e acrescentou:“Há ações orquestradas contra a propriedade privada. A sociedade precisa reagir à altura”.
Robinho (BA), também deputado estadual, afirmou que o problema não é social, mas ideológico:“Vivemos uma inversão de valores. Defender o que é certo é um dever de todos”, reforçando a importância das associações.
Em vídeo, Paulo Ricardo Souza Dias, presidente da Comissão Fundiária Farsul (RS), declarou:“O direito de propriedade é inegociável. Precisamos formar uma grande rede de inteligência para nos anteciparmos às invasões”.
Questão Indígena no Extremo Sul da Bahia
O Tenente Coronel da reserva França abordou o caso do território em torno do Monte Pascoal, contestando a demarcação de 52.748 hectares como terra tradicional Pataxó:“O IBGE, a UFBA, estudos arqueológicos citam que os pataxós não habitaram aquela região em um local e em um ponto específico de ancestralidade. Eram nômades, viviam mais ao interior, não tinham agricultura”, destacou, ao mencionar que esses dados foram apresentados pela Funai, pelas Universidades e pelo próprio laudo antropológico para justificar a demarcação de uma área com 71 propriedades rurais invadidas.
Próximos Passos
Ao final do evento, foi reafirmado o compromisso coletivo com o fortalecimento do MIZ e a expansão do movimento em todo o país. A realização do fórum foi considerada um sucesso absoluto, consolidando a Bahia como o start de uma articulação nacional em defesa da legalidade e da propriedade rural.
ITABUNA RECEBE A 1ª FEIRA DE ECONOMIA CRIATIVA DA BAHIA SÁBADO E DOMINGO

No sábado e domingo, (dias 7 e 8), das 10 às 20 horas, Itabuna — a terra do cacau — será palco de um dos eventos mais importantes do calendário cultural baiano: a FEIRA – 1ª Feira de Economia Criativa da Bahia, que chega à cidade em sua terceira parada do ano.
A iniciativa tem como objetivo promover ações públicas de valorização e fortalecimento das artes manuais, da moda, da gastronomia, da literatura infantil e da sustentabilidade, consolidando-se como um espaço essencial de exposição para os agentes culturais locais.
O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). O palco desta grande celebração será a Praça Olinto Leone, que se transformará em um ambiente plural e democrático, com uma programação diversificada voltada para todos os públicos.
Entre as atrações culturais confirmadas estão:
-
Contação de Histórias com o grupo Teatro e Fantasia
-
Roda de Capoeira com o Grupo Cordão de Ouro
-
Quadrilha Elétrica do Califórnia
-
Quadrilha Mel de Uruçu
-
Aulão de Forró e de Ritmos
-
Charanga da Alegria
-
Shows musicais com as bandas Nova Proposta e Olha o Balanço – Açucenas
-
Andinho Brito Sanfoneiro
-
Presença de Zé Cachoeira e Pedrita — Lampião e Maria Bonita
O encerramento da programação será em grande estilo com o show de Targino Gondim, um dos maiores nomes do forró brasileiro.
Além de toda essa diversidade artística, a Feira contará com uma praça de alimentação repleta de sabores, valorizando e celebrando o que há de melhor na gastronomia regional.
O evento é gratuito e promete movimentar a economia, o turismo e a cultura local, reforçando Itabuna como um pólo criativo e efervescente da Bahia.
TICOMIA 2025: VIVA A TRADIÇÃO, EXPERIMENTE A EMOÇÃO!

O maior São João privado da Bahia espera por você!
Imagens: Work Visuals
O Forró Ticomia, realizado na Fazenda Eldorado, em Ibicuí, não é apenas uma festa junina — é um verdadeiro espetáculo que celebra a alma do São João nordestino. Com 38 anos de história, o evento acontece no dia 21 de junho e promete encantar forrozeiros de todo o Brasil, proporcionando momentos únicos que ficarão na memória de cada participante.
Considerada por muitos como a melhor festa de São João da Bahia e uma das melhores do Brasil, o Ticomia preserva suas raízes culturais nordestinas com o vibrante arrasta-pé, o remelexo das sanfonas e versos que tocam o coração do povo.
À Frente da Tradição
Sob a liderança de Raul Dourado, jovem empresário e herdeiro do sonho de seu pai, Douradinho, fundador do Ticomia, a festa continua sendo um símbolo de resistência. Mesmo em tempos desafiadores, como o período pós-pandemia, o evento mantém seu destaque como a maior festa privada de São João na Bahia.
“Manter uma tradição é um desafio, mas acreditamos na importância da nossa cultura, na alegria do nosso público e na animação do arrasta-pé,” afirma Raul.
Grandes Atrações
A edição de 2025 promete uma tarde e noite inesquecíveis com nomes de peso do forró e da música nacional, como Dorgival Dantas, Igor e Lulinha, Calcinha Preta, Mastruz com Leite, Vítor Fernandes, Saia Rodada e a icônica Banda Lordão. Cada apresentação trará um repertório especial que envolverá e emocionará o público, embalando corações e marcando as festividades juninas.
Inovação e Autenticidade
Além de preservar suas tradições, o Ticomia investe continuamente em inovação.
“Estamos sempre buscando oferecer o melhor ao nosso público, com cenografia moderna, iluminação impecável, ambientes confortáveis e uma seleção de comidas típicas que agradam a todos os paladares, sem abrir mão do autêntico clima junino,” destaca Raul.
A festa promete uma experiência all inclusive, com comidas típicas como tapioca, pamonha, amendoim, crepe, porco e costela de boi no rolete, milho cozido, acarajé, abará, churrasquinho e doces regionais. E, para acompanhar, há uma ampla variedade de bebidas, incluindo cerveja, cachaça, licor, sorvete de cachaça, água de coco, caldo de cana, coquetel de frutas e refrigerantes.
Um Símbolo de Resistência
O Ticomia não é apenas uma festa: é um ato de amor pela cultura nordestina. Raul reforça que a dedicação à tradição do forró e ao público que conquistou fidelidade é o que mantém o evento vivo.
“Aqui, a tradição dança ao som da sanfona e na animação do nosso público, que ano após ano mantém viva a essência do São João,” conclui.
Convidamos você a viver essa atmosfera única, que carrega a resistência do forró e a alegria do povo nordestino. Como diz a música de Alceu Valença: “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais…”
No dia 21 de junho, venha celebrar o Forró Ticomia. Junte-se a milhares de forrozeiros para que o seu coração bata no ritmo do forró e a alma dance em sintonia com as estrelas.
Instagram do evento: @forroticomiaoficial
Ingressos disponíveis em: q2ingressos.com.br
PAU BRASIL: CÂMARA MUNICIPAL ENTREGA COMENDA NEGA PATAXÓ

A Câmara Municipal de Pau Brasil realiza no próximo sábado, dia 19, às 9 horas, uma sessão especial em comemoração aos 63 anos de emancipação da cidade.
Durante a sessão, será feita a entrega da Comenda Maria de Fátima Muniz de Andrade, a Nega Pataxó, a personalidades que tem se destacado na defesa da causa indígena.
A entrega da Comenda foi proposta pelo vereador Nego Elder e entre os homenageados estão Sarah Gabriela, Mercês Lázaro, Rowena dos Santos, Roberta Silva Santana e Daniel Thame, editor do Blog do Thame.
Maria de Fátima Muniz de Andrade, indígena da etnia Pataxó Hã Hã Hãe foi brutalmente assassinada em janeiro de 2024, na região de Potiraguá, no Sudoeste da Bahia. Ela foi atingida por integrantes de um grupo de extrema-direita conhecido como “Movimento Invasão Zero”, durante ocupação de uma área reivindicada pelos pataxós.
IBIRAPITANGA: TAYRONE É CONFIRMADO NO IBIRAPEDRO 2025

Prefeitura de Ibirapitanga anunciou nesta terça-feira (08) mais uma atração do evento da cidade das águas
A Prefeitura de Ibirapitanga confirmou, nesta terça-feira (08), mais uma atração de peso para o São Pedro 2025, o cantor Tayrone. O anúncio foi feito pelo prefeito Jé Assunção, que celebrou a volta das grandes atrações à tradicional festa junina do município. O IbiraPedro será realizado nos dias 4, 5 e 6 de julho, na Cidade das Águas.
O prefeito comemorou o anúncio de mais uma atração. “Estamos trazendo novamente artistas que fazem sucesso em todo o Brasil, para oferecer ao nosso povo um São Pedro inesquecível, com alegria, segurança e geração de renda para nosso comércio”.
Tayrone é considerado o rei do arrocha apaixonado. Com uma carreira consolidada e sucessos como AlôAlô Porteiro, Volte Amor e Guardinha da Blitz, ele leva emoção e romantismo a cada apresentação. Seus shows são marcados pela forte conexão com o público e pelo repertório que atravessa gerações.
A expectativa é que o IbiraPedro 2025 atraia uma multidão de pessoas de toda a região, fomentando significativamente o comércio local, com impacto direto nos setores de alimentação, hospedagem e serviços. A festa também reforça o calendário cultural e turístico do município, reprojetando Ibirapitanga como destino de destaque nos festejos da Bahia.
IBIRATAIA: PREFEITURA AVALIA IMPLANTAÇÃO DE COLÉGIO CÍVICO-MILITAR NO MUNICÍPIO

Iniciativa busca fortalecer a educação com disciplina e civismo, em parceria com a Polícia Militar da Bahia.
Nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma visita técnica aos colégios municipais com o objetivo de avaliar a viabilidade da implantação de um Colégio Cívico-Militar. A ação contou com a presença do secretário Caio Pina, do Major PM Dalmo Porto e da coordenadora pedagógica Scheila Souza, que analisaram a estrutura das unidades e discutiram o projeto que une ensino de qualidade com valores cívicos.
“Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a educação de excelência para nossos jovens”, afirmou o prefeito Sandro Futuca. Para o secretário Caio Pina, “a proposta é um avanço significativo, unindo educação, disciplina, respeito e aprendizagem para formar cidadãos preparados para o futuro”.
ITAPITANGA SE PREPARA PARA UMA GRANDE NOITE DE LOUVOR E ADORAÇÃO COM O “ADORA ITAPITANGA”

No dia 07 de fevereiro, a cidade de Itapitanga será palco de uma noite especial de adoração, louvor e unção com a realização do Adora Itapitanga, um evento promovido pela Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Cultura. A celebração acontecerá na Praça Brasilino José dos Santos (Praça da Feira), a partir das 18h, reunindo fiéis para um momento de fé, comunhão e louvor ao Senhor.
O evento tem como objetivo fortalecer os laços espirituais da comunidade, proporcionando um espaço de união e celebração entre os cristãos do município, e traz na sua programação o show do renomado cantor Gospel, Nani Azevedo.
Adora Itapitanga
Data 07/02
Local: Praça Brasilino José dos Santos (Praça da Feira)
Hora: 18h
TERCEIRA EDIÇÃO DO PROJETO “ESSA GENTE GRAPIÚNA” ACONTECE NO DIA 01 DE FEVEREIRO, NO CENTRO DE CULTURA ADONIAS FILHO


































