Prefeito Bambu destaca a importância do esporte para a educação e parabeniza alunos e equipe organizadora_
Na manhã desta segunda-feira (15/09), Floresta Azul deu início aos Jogos Estudantis 2025 com uma cerimônia de abertura marcada por emoção e entusiasmo. O evento contou com a presença do prefeito Hermanio Leonardo, conhecido como Bambu, da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Joanne Cardoso, da vice-prefeita e secretária de Educação, Thalita Silveira, além de secretários municipais, vereadores e demais autoridades, assim como a comunidade local.
Durante a abertura, o prefeito Bambu ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento dos jovens. “Fico feliz em poder estar fazendo parte diretamente de um projeto tão importante como esse. Já fui aluno, sou apaixonado por esportes e sei da importância que os jogos estudantis têm, além de quantos talentos são revelados nas diversas modalidades. Quero parabenizar a Secretária de Educação e a nossa Gerência de Esportes e desejar a todas as escolas boa sorte”, afirmou o gestor.
Os Jogos Estudantis 2025 prometem movimentar a cidade com competições em diversas modalidades, promovendo integração, disciplina e a descoberta de novos talentos no esporte. A expectativa é de que o evento inspire estudantes a se dedicarem cada vez mais ao esporte e ao desenvolvimento pessoal.
Trancoso será cenário do filme “Deixe-me Viver”, que passará a ser gravado no distrito a partir desta quarta-feira, 10. Para marcar o início dessa produção na localidade, uma tarde especial foi promovida nesta segunda-feira, 8, para receber grande parte do elenco.
O encontro contou com a participação do prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, o vice-prefeito Paulinho Toa Toa, secretários municipais e vereadores, que destacaram a importância da produção para a projeção de Trancoso no cenário nacional. “É uma honra para nós receber este projeto, que além de movimentar a economia, dará grande visibilidade a Trancoso e a Porto Seguro como destino de cultura, arte e turismo”, afirmou o prefeito Jânio Natal.
As belezas do Quadrado, as praias, a arquitetura das casas, a cultura indígena e, principalmente, as tradições e os moradores de Trancoso serão retratados no filme, um drama que une sensibilidade, espiritualidade e uma poderosa reflexão sobre o valor do tempo ao lado de quem amamos. O longa aborda temas universais como ortotanásia, direito de escolha, vínculos familiares e reconexão por meio da fé e da natureza.
Protagonizado por Humberto Martins, Mônica Carvalho e Cat Dantas, o filme traz um elenco expressivo para dar vida a uma trama marcada por intensidade emocional e escolhas difíceis. Além dos protagonistas, nomes como Oscar Magrini, Roberta Rodrigues, Jeniffer Setti, Gilmelândia, Stephano Strand, Michelle Muniz, Fernanda Arraes, Laura Proença, Luciana Vendramini, Flávia Zaguini e Swara Sampaio integram o time.
Mônica Carvalho, que também assina a produção pela Yva Filmes, em parceria com a WN Produções e a produtora americana Carolina Brasil da Krystal Films, reafirma seu compromisso com obras que unem arte e impacto social. Ela divide o roteiro com Michelle Muniz e Marcelo Correia, parceiros criativos em outros projetos. A direção geral é de Walter Neto. “Tive a ideia do filme em Trancoso, num momento de conexão com a natureza. Quis falar sobre uma mãe, a dor da perda e, principalmente, sobre o tempo”, revelou Mônica, emocionada.
A trama acompanha Júlia, uma jovem com câncer terminal, que decide viver seus últimos dias em liberdade, fora do hospital. Sua mãe, Andrea (Mônica Carvalho), enfrenta barreiras legais e emocionais para tornar esse desejo possível, lidando com o ex-marido (Humberto Martins), a Justiça e a opinião pública. Uma história que promete comover e emocionar.
A cidade de Itacaré já está em clima de festa com a chegada de mais uma edição do Festival de Forró, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2025. O evento promete movimentar o município com muita música, tradição e alegria, reunindo artistas consagrados e talentos locais em uma grande celebração cultural.
A programação inclui a tradicional Levada da Rural Amarela e o animado Aulão de Forró, que percorrem a Praça das Mangueiras, a Pituba e seguem até a Orla, arrastando moradores e turistas em um verdadeiro cortejo junino fora de época.
Atrações confirmadas
No palco montado na Praça São Miguel, o público vai dançar ao som de Targino Gondim, Cacau com Leite, Sebastian Silva, Rennan Mendes, Gel Barbosa, Banda Forró de Meu Nobre, Trio Forró + Eu, Paulo Pootrich e a Fábrica de Som, Ivan Greg, Marquinhos Café, Luana Ingry, Zalela e Os Três da Bahia, Quinteto Sanfônico do Brasil e Natureza Forró Bahia.
Com nomes de peso do forró nordestino e artistas que representam a nova geração, o festival promete agradar a todos os gostos, do tradicional pé de serra às fusões contemporâneas do gênero.
Cultura, turismo e identidade
Além de ser uma grande festa popular, o Festival de Forró de Itacaré fortalece a identidade cultural do município, valoriza a música regional, fomenta o turismo e aquece a economia local.
Realização
O evento é uma realização da Prefeitura de Itacaré, com apoio da Câmara de Vereadores, Embasa e Governo do Estado da Bahia, através da Setur.
📌 Anote na agenda: dias 26, 27 e 28 de setembro, o forró vai tomar conta de Itacaré!
O desfile de 7 de setembro em Ibirataia foi um evento marcante não apenas pela celebração da independência do Brasil, mas também pela impressionante demonstração de eficiência e comprometimento da equipe de limpeza pública. Sob a liderança do prefeito Sandro Futuca e a coordenação de Cláudio Goiabeira, o município conseguiu manter suas ruas impecavelmente limpas durante todo o evento, proporcionando um exemplo de organização e zelo pela cidade.
O prefeito Sandro Futuca ressaltou a importância da limpeza pública como um reflexo direto do comprometimento de sua administração com o bem-estar da população. “Quando falamos em progresso, não estamos apenas nos referindo ao crescimento econômico ou à infraestrutura da cidade. O cuidado com a limpeza é parte essencial da nossa gestão, pois uma cidade limpa é sinônimo de qualidade de vida. Hoje, nossa equipe de limpeza pública deu um verdadeiro show de eficiência e dedicação, mostrando que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito Sandro Futuca, visivelmente orgulhoso do trabalho realizado.
Cláudio Goiabeira, responsável pela limpeza pública do município, também destacou a importância da equipe e os esforços realizados para garantir a limpeza durante o evento. “Nossa equipe trabalhou de forma sincronizada, limpa e eficiente. O grande desafio era manter a cidade limpa enquanto o desfile seguia seu curso, e conseguimos cumprir essa tarefa com excelência. Nosso objetivo é mostrar que Ibirataia pode ser uma cidade modelo em organização e limpeza”, afirmou Cláudio Goiabeira.
As ruas de Ubaitaba ganharam um brilho especial neste 7 de Setembro, com a realização do tradicional Desfile Cívico-Cultural, que emocionou a população e reforçou valores de cidadania, diversidade e união. O evento deste ano teve como tema “Brasil de Todas as Cores e Vozes: Celebrando a Diversidade e a Defesa da Equidade”, trazendo à avenida apresentações que enalteceram a pluralidade cultural do povo brasileiro.
O desfile contou com a participação de escolas municipais e estaduais, grupos culturais, profissionais de saúde e organizações da sociedade civil, que transmitiram mensagens de respeito, inclusão e igualdade. As apresentações ressaltaram a força da diversidade étnica e religiosa do Brasil, além da luta por equidade e justiça social.
A prefeita Gracinha Viana, o vice-prefeito Beto da Padaria, vereadores e demais autoridades acompanharam o ato cívico-cultural ao lado da comunidade, reforçando o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação, da cultura e da democracia.
“Mais do que celebrar a Independência, este 7 de Setembro nos convida a refletir sobre o país que estamos construindo: um Brasil mais justo, inclusivo e com espaço para todas as vozes”, destacou a prefeita Gracinha Viana.
O evento foi encerrado com aplausos da população, que reconheceu a importância do momento como uma verdadeira festa da cidadania, da cultura e da esperança em um futuro de mais equidade.
O encontro acontecerá no Lar Café Bistrô, na Pituba, e terá sessão de autógrafos, leitura de poemas e apresentação musical
Em uma obra que se ergue do silêncio e da falta, dos gestos-versos que escapam e dos vazios que insistem, a poeta e dizedora de versos Renata Ettinger lança ]não cabe nas mãos[, seu quinto livro de poemas, no dia 4 de setembro. Após apresentar o título inédito na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) e na Flipelô, a autora se encontra com o público para o lançamento oficial, que vai acontecer às 18h30, no Lar Café Bistrô, na Rua das Margaridas, Pituba. O evento contará com sessão de autógrafos, leitura de poemas e apresentação musical de Nalini Vasconcelos e Pedro Gomes.
“O silêncio sempre foi matéria da minha poesia. E este livro é feito de silêncios e pulsares que não tem nome. Talvez seja isso que a poesia me pede — escrever o que não cabe, o que insiste em permanecer em desalinho, e nos devolve alguma forma de abrigo”, conta Renata.
Publicado pela Mormaço Editorial – editora baiana independente dedicada à literatura brasileira contemporânea – ]não cabe nas mãos[ traz uma narrativa sustentada pelo não dizer. Ao “acolher a ação que não” e “exercer o não verbo”, Renata conduz o leitor por uma escrita onde o silêncio, o silenciar e o silenciamento se estabelecem. A poeta percorre recônditos, nãoditos, subterfúgios; e costura seus versos com os de
outros poetas que iluminam e atravessam sua voz.
O livro tem edição de Maria Luiza Machado, poeta e fundadora da Mormaço Editorial, e orelha assinada pela escritora Maria Ávila. O projeto gráfico e a ilustração da capa são de Isabela Sancho. Já a produção editorial é de Marcus Cardoso e Juliana Cajives, que também assina a revisão da obra e o posfácio.
Sobre a autora
Renata Ettinger (1982) é baiana de Itabuna, e residente em Salvador. É poeta e dizedora de versos, publicitária e arteterapeuta. Já publicou os livros Habitadores (Patuá, 2023), A mesma vida é outra (2022), GRITO: silêncios ecoando em minha voz (2020), Oito Polegadas (2018) – este em parceria com mais três poetas, e Um eu in verso (2002), estes de forma independente.
É autora e voz do Trago Poemas, podcast e lista de transmissão, e do projeto de áudio-poemas Quarentena com Poema – QCP (2020). Também é uma das realizadoras do Sarau Preamar e do clube de leitura Onde se lê poesia, em que leva a poesia para além das páginas.
Lançamento de ]não cabe nas mãos[
De Renata Ettinger Quando: 4 de setembro (quinta)
Que horas: às 18h30
Onde: Lar Café Bistrô, na Rua das Margaridas, 104, Pituba
Valor: R$ 45
ABERTO AO PÚBLICO
]não cabe nas mãos[, de Renata Ettinger Ano: 2025
Edição: Maria Luiza Machado
Produção editorial: Marcus Cardoso e Juliana Cajives
Revisão: Juliana Cajives
Projeto gráfico: Isabela Sancho
Ilustração da capa: Isabela Sancho
Mais informações: @renataettinger
Reconhecida por redefinir conceitos e assinar empreendimentos de alto padrão no litoral sul da Bahia, a Construtora Almeida Carneiro acaba de ampliar sua presença regional com a inauguração de um quiosque no Shopping Jequitibá, em Itabuna.
O espaço, projetado pela Salvador Cenografias e produzido pela PHD Eventos, apresenta como destaque a maquete do Galeria Farani, um empreendimento inovador que introduz na região o conceito de comercial boutique. A proposta reúne lojas, salas comerciais, espaços colaborativos e um terraço contemplativo com vista panorâmica para a cidade, unindo sofisticação, funcionalidade e design autoral.
Localizado ao lado do Farani 221, no bairro Cidade Nova, em Ilhéus, o Galeria Farani surge como uma alternativa diferenciada para profissionais e empresas que buscam potencializar suas marcas em um ambiente exclusivo, pensado para valorizar cada negócio como uma verdadeira obra de arte. Além da localização estratégica, o projeto se destaca pela arquitetura contemporânea, que integra modernidade, sustentabilidade e qualidade de vida.
O lançamento reforça o compromisso da Almeida Carneiro com a inovação e o desenvolvimento de empreendimentos que vão além da entrega física, contribuindo também para o fortalecimento cultural e econômico de Ilhéus.
Os visitantes do Shopping Jequitibá já podem conhecer de perto o novo quiosque, interagir com a equipe comercial e obter informações sobre os empreendimentos da construtora, em especial o Galeria Farani, mais um marco na trajetória da empresa que vem transformando o cenário imobiliário do litoral baiano.
A edição 2025 da tradicional Festa de São Pedro no distrito do Entroncamento de Itapé, o EntroncaPedro, encerrou-se neste domingo (27) com grande participação popular e clima de alegria entre moradores, visitantes e comerciantes.
O evento superou as expectativas em todos os aspectos: público, organização, atrações musicais e valorização cultural.
Promovida pela Prefeitura de Itapé, por meio da Diretoria Municipal de Cultura e Turismo, através do prefeito Reinaldo das Batatas, que acompanhou os dois dias de festa ao lado da primeira-dama e presidente da Câmara de Vereadores, Ive de Reinaldo, vereadores e equipes da administração municipal.
A estrutura oferecida garantiu segurança, conforto e apoio ao público e aos empreendedores locais. A festa foi marcada por momentos de descontração e forte identidade cultural, com impacto positivo na economia da comunidade.
Pratas da casa encantam o público
O palco da praça central foi aberto com os artistas locais que representaram com talento o cenário musical de Itapé. As bandas Xamego a Mais, Vem com a Tia e o cantor Luís Andreali mostraram carisma e elevaram mais uma vez o orgulho da comunidade com apresentações vibrantes e bem recebidas pelo público.
Grandes nomes regionais abrilhantam o EntroncaPedro
Atrações reconhecidas em toda a Bahia também marcaram presença e levantaram a multidão.
Os shows de Jaldo Sem Retoque, Kaio Oliveira e do cantor Sinho Ferrary foram alguns dos momentos mais aguardados da festa, reunindo milhares de pessoas em clima de celebração cultural e familiar.
Outras bandas também fizeram parte da grade nos dois dias de programação, mesclando arrocha, forró, xote e ritmos populares que fazem parte da identidade regional.
“O saldo altamente positivo, é mais um esforço da gestão para promover alegria, lazer e renda para nossa querida comunidade do Entroncamento. A grade foi feita com muita responsabilidade, mobilizamos nossa equipe e fomos em busca de parceiros para em fim concretizar essa linda festa que fica na história de um dos principais eventos realizados aqui no Entroncamento”, disse o prefeito Reinaldo das Batatas.
Evento acontece no dia 12 de julho, a partir das 14h, no estacionamento do Centro de Cultura Adonias Filho, com bandas autorais, diversidade sonora e incentivo à solidariedade
A cidade de Itabuna será palco de mais uma grande celebração à música e à cultura alternativa com a realização do ROCK BA 3, que acontece no próximo dia 12 de julho, a partir das 14h, no estacionamento do Centro de Cultura Adonias Filho. Com entrada gratuita, o evento reúne uma programação vibrante com bandas autorais, artistas da cena rock baiana, DJs e atrações culturais que prometem transformar o Dia Mundial do Rock em uma verdadeira experiência sonora e cidadã.
Entre as atrações confirmadas estão: DJ Taylor, Rafael Pin, Sing Stone, Bad Maria, Carbono 14, Natasha, Mariah Basul, Professor Doidão e os Aloprados, Anarcholy e Pecados Capitais. Diversidade sonora, atitude no palco e muita representatividade vão marcar os shows que celebram o poder da música como expressão cultural e social.
O evento será apresentado por Lula Palmeira e Sandra de Cássia, produtora cultural com mais de 36 anos de trajetória e idealizadora do tradicional Palco do Rock, reforçando a importância histórica e simbólica do festival para a cena alternativa da Bahia.
O ROCK BA 3 é patrocinado pela Bahiagás – Companhia de Gás da Bahia e pelo Governo do Estado, com realização da APP Produções, sob organização de Lula Palmeira (idealizador do projeto) e Anette Passinho, que somam esforços para entregar ao público um evento gratuito, inclusivo e com forte impacto cultural.
Além da programação musical, o evento convida o público a contribuir com um gesto solidário: quem puder, pode levar 1kg de alimento não perecível, que será destinado à Associação Tonucci, entidade que realiza importantes ações sociais na região.
Para Lula Palmeira, idealizador e produtor do ROCK BA, a terceira edição do festival representa mais do que um show: é um ato cultural de inclusão e valorização da cena musical independente.
“O ROCK BA é um espaço de resistência, diversidade e visibilidade para artistas que fazem a diferença com suas vozes e letras. É um momento de encontro entre o público e a cultura alternativa, com respeito, música de qualidade e compromisso social”, destaca Lula.
O evento promete movimentar a cena cultural do sul da Bahia e reafirmar a força do rock como expressão artística viva e transformadora.
SERVIÇO
ROCK BA 3 – Especial Dia Mundial do Rock
Local: Estacionamento do Centro de Cultura Adonias Filho – Itabuna
Data: 12 de julho de 2025
Horário: A partir das 14h
Entrada gratuita
Doe 1kg de alimento (opcional) – Apoio à Associação Tonucci
Apoio:
Morena FM, Gráfica Mesquita, Império Bar e Churrascaria, Camiseteria Oficial, Espeducativo, Bodes do Asfalto, Alzires Vieira, Biboca Itabuna, Violeta Restaurante, TV Santa Cruz, Palace Hotel, BB Sucos, Ippon Honda, Lotus Studio de Tatuagem
Ita Pedro – O maior São Pedro do Brasil, que terá quatro dias de festas na Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso, começa oficialmente nesta quinta-feira, dia 16, a partir das 19 horas. Na primeira noite, estarão se apresentando Zé Neto e Cristiano, Tarcísio do Acordeon, Cacau com Leite, Nadson O Ferinha, Donas do Bar, Silfarley e Toque Dez.
A segurança será executada pela Polícia Militar que destacou um efetivo de mais de 300 homens distribuídos no interior da Arena, áreas próximas e nos bairros da cidade em rondas ostensivas, Guarda Civil Municipal, 4º Batalhão de Bombeiros Militares e a Polícia Civil da Bahia. Também estarão atuando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CPIRv) de Itabuna.
O Major PM Gilvan dos Santos, coordenador de Planejamento do 15º Batalhão da Polícia Militar, informou que haverá dois portais de acesso à festa, com vídeomonitoramento com reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia. “Teremos um veículo que vai monitorar todos aqueles que vierem para a festa. A segurança está aprimorada”, afirmou.
O oficial orienta as pessoas que não devem levar coolers, caixas de isopor, bolsa fechada, garrafas e copos de vidro e nenhum material perfuro cortante ou que possa ser utilizada como arma. “Podem ser levados alimentos para consumo próprio, aqueles copos tipo Stanley, materiais de plástico desde que não estejam acondicionados em vasilhas fechadas e mochilas. Tragam sua família para curtir o Ita Pedro de Itabuna”, observou.
A Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN) mobilizou cerca de 25 profissionais para orientar o tráfego de veículos no entorno da Arena Zé Cachoeira e de moradores no acesso aos condomínios residenciais e às suas casas no Banco Raso. Desde as 19 horas desta quarta-feira, dia 25, a Avenida Princesa Isabel está bloqueada. Todo o trânsito passará pelas ruas do bairro com destino ao São Caetano e áreas adjacentes e a quem se dirigir ao centro da cidade.
“Haverá ônibus-extras para o deslocamento das pessoas dos bairros em direção à arena da festa e vice-versa. O embarque e desembarque de aplicativos será próximo ao shopping, enquanto táxis e mototáxis poderão usar a rotatória, onde agentes estarão atuando para orientar o fluxo”, disse o secretário Fernando Benigno, titular da SETTRAN.
Nesta edição do Ita Pedro – O maior São Pedro do Brasil, agentes ambientais da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis (AACRI) de Itabuna pretendem coletar 1,5 tonelada de materiais recicláveis durante as quatro noites de festa, totalizando seis toneladas, o equivalente a 30% a mais do que no ano passado quando foram recolhidas cinco toneladas de materiais como latinhas de bebidas, vidros e papelão. A novidade para os agentes ambientais e catadores de resíduos sólidos é que terão um cuidado especial pelos profissionais da Cardio Fit em parceria com a FICC.
Mais uma vez, a coordenação do Ita Pedro reservou um espaço sob a área frontal do palco para pessoas com deficiência (PCD) e de mobilidade reduzida. Para facilitar o acesso foi aberto cadastramento na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), com expressiva participação, o que reforça a importância de manter vivo o compromisso com a inclusão, acessibilidade e o respeito à diversidade.
Além disso, filhos de comerciantes e vendedores ambulantes cadastrados pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) para atuar nos dias de festa terão acolhimento no Espaço Social Kids, entre as 19 horas e as 7 horas da manhã, que funcionará no Núcleo Cuidar, próximo à Justiça do Trabalho.
Com uma equipe dedicada de monitores, o ambiente foi preparado para garantir atividades lúdicas e recreativas, além de oferecer acompanhamento individualizado para crianças com deficiência ou necessidades específicas. Serão atendidas crianças com idade de oito meses a 12 anos e 11 meses.
Na sexta-feira, dia 27, as atrações que se revezarão no palco são Henrique e Juliano, Grelo, Tony Salles, Trio da Huanna, Cristal Som, Foto Latino, Pipoco do Trovão, Paulo Neto e A Tarraxada.
No sábado, dia 28, será a vez de Lauana Prado, Solange Almeida, Tayrone, Danniel Vieira, Cris Mel, Kaio Oliveira, Otávio Mateus, Gasparzinho e Rafa Motah. No domingo, dia 29, Dorgival Dantas, Natanzinho Lima, Dilsinho, Vitor Fernandes, Lordão, Boyzinho, Léo Freitas, André e Mauro e Cris Lima.
São parceiros da Prefeitura de Itabuna e da FICC na promoção e realização do Ita Pedro – O maior São Pedro do Brasil, o Governo do Estado, EMASA, Rota Transportes – 30 anos, Plansul, Natura, Camarote Zero, Petrobras, UNEX, He-Net, Cardio Fit, Brasil Nutri Ambiental, Governo Federal e Enegreener.