WhatsApp Image 2023-03-23 at 11.25.58

O município de Jussari, no Sul da Bahia, segue sendo referência em ações que visam à organização da sua área territorial, nesta quarta-feira (22), foram entregues mais de sessenta matriculas de terrenos, provenientes do processo de Regularização Fundiária, um sonho antigo, que proporciona aos proprietários a garantia de uma séries de direitos.

De acordo com o prefeito Antônio Valete a Regularização Fundiária é imprescindível para o mapeamento da área territorial do município. “Hoje sabemos exatamente o tamanho de Jussari e estando dentro da legalidade, temos tido a oportunidade de avançar em projetos antes impossíveis, diante da falta de documentação. A prefeitura tem arcado com todas as despesas de registros, topografia e emissão das escrituras, que são entregues gratuitamente à comunidade. O documento proporciona legalidade perante os órgãos competentes, valorização do imóvel e até acesso a recursos como financiamentos bancários”.

O trabalho tem sido realizado em parceria através da Secretaria de Admiração e do Departamento de Desenvolvimento Urbano, sob orientação do Engenheiro Luciano Santos e já te tornou um case de sucesso do município.

Para secretário de Administração Orleans Mascarenhas missão dada é missão cumprida. “Esse trabalho não seria possível sem a participação de toda uma equipe de profissionais, que realizam as medições, recolhem todos os documentos comprobatórios, preenchem fichas extensas e lidam diretamente com o cartório, enfim. Fazer o que estamos fazendo não é fácil, se trata de um processo complexo e caro, mas é necessário e graças ao trabalho em conjunto temos conseguido avançar”.
O Diretor Antônio Augusto falou sobre a honra em participar de um processo tão importante para Jussari. “Quando vemos o trabalho criar forma e deixar de ser um sonho para virar um documento real e concreto, registrado em cartório como tem que ser e a alegria dos munícipes durante a entrega das escrituras, entendemos que todo esforço tem sido recompensado”.

Prestes a completar trinta e oito anos de emancipação política, com a regularização fundiária Jussari passa a ter de fato registro de posse do seu território e já tem colhido frutos.

Atualmente estão sendo construídos no município, um distrito de segurança, uma escola modelo, dezenas de casas populares e várias obras de requalificação urbana, tais conquistas só foram possíveis a partir do registro legal do território