Ação entrega de colchões RC de Itabuna

Com o objetivo de amenizar o sofrimento e as perdas de moradores das regiões sul, extremo sul e sudoeste da Bahia devido às fortes chuvas que atingiram o estado, Rotary Clubs da região Nordeste estão promovendo uma campanha de mobilização nacional para arrecadar doações advindas de todo o país.

Os clubes formaram um comitê organizador para dar direcionamento ao projeto. O comitê está à frente da ação humanitária fazendo toda gestão da campanha para prestar o apoio necessário às famílias que perderam seus imóveis, seus bens e até mesmo entes queridos. A mobilização envolve Rotary Clubs dos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe.

O grupo conta com a solidariedade de todos os Rotary Clubs Brasil, e está mobilizando associados de dentro e fora do território nacional, além de pessoas com espírito solidário a contribuir.

Os clubes sediados em algumas das cidades atingidas iniciaram imediatamente sua movimentação para acolher as vítimas da melhor maneira. Os Rotary Clubs de Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Ibicaraí, Itajuípe, Itapetinga, Jequié, Jaguaquara, Ipiaú e Ubaitaba têm distribuído, desde o início da calamidade, colchões, lençóis, água mineral, medicamentos, cestas básicas, materiais de higiene e limpeza, roupas e calçados, entre outros, para amparar essas famílias num primeiro momento, pois muitas delas perderam tudo e encontram-se abrigadas em locais temporários.

Rotarianos têm ido até os locais e levado a ajuda necessária. Em Itapetinga, o serviço de conserto de máquinas de lavar, geladeiras e fogões já soma mais de 100 atendimentos. O valor arrecadado pela campanha de mobilização nacional será utilizado para acrescentar a essas ações que já vem acontecendo.

Após cadastramento de famílias prejudicadas, serão entregues filtros purificadores de água, caixas d’água, kits de utensílios domésticos, mais colchões e camas, além de itens de cama, mesa e banho que foram identificadas como as principais carências delas.

Jota Alves, líder do Rotary para os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, agradeceu imensamente aos líderes de outras regiões por abraçarem o projeto em favor dos cidadãos baianos e falou sobre a mobilização nacional. “É uma situação muito triste, mas vontade de servir não nos falta. Estaremos juntos lado a lado nessa campanha de solidariedade com um só objetivo. Esperamos beneficiar o maior número possível de pessoas e, pelo volume de doações já recebidas, acredito que serão mais de duas mil famílias atendidas através do Rotary”, comemorou.

Jota Alves convida as pessoas que se comoveram com essa grave situação a juntar-se à grande mobilização e abraçar as famílias da Bahia. As pessoas podem fazer uma doação de qualquer valor até o dia 28 de janeiro, data em que se encerra a primeira etapa da campanha de arrecadação – que será prorrogada, caso necessário. Os dados bancários para contribuição, que estão logo abaixo, são do Rotary Club de Tobias Barreto, que concentra o recolhimento de doações para serem distribuídas posteriormente entre cidades que possuem ou não clubes de Rotary.