Evento radiologia HRCC (2)

O Serviço de Radiologia do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promoveu na última quinta-feira (18), uma ação em referência ao Dia Mundial da Radiologia, celebrado anualmente em 08 de novembro. A atividade contou com o apoio da Diretoria Operacional da unidade e parceria dos núcleos de Segurança do Paciente (NSP), Educação Permanente em Saúde (NEPS) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Na oportunidade, técnicos em radiologia do HRCC assistiram palestras, que objetivaram capacitar a equipe de trabalho e ressaltar a importância da especialidade médica. No início do encontro, a técnica de segurança do trabalho, Daniele Reis, orientou sobre o plano radiológico e instruiu o uso dos dosímetros, armazenamento, utilização, troca e devolução de monitores, observações e procedimentos de emergência.

Em seguida, a enfermeira Adriana Santos, do NSP, abordou questões referentes ao protocolo de segurança do paciente, procedimento que determina que todo usuário ao entrar na unidade hospitalar deve ser identificado, com a colocação de uma pulseira, que só deve ser retirada em sua saída.

Adrielle Acássia, enfermeira do NEPS, orientou sobre o protocolo de prevenção de queda. Nesta norma, devem ser observadas questões como avaliação médica periódica, observação de uso do calçado, revisão de ocorrências, identificação de possíveis causas de queda, entre outras. Também envolve o processo de educação do paciente e dos profissionais.

A médica pneumologista Rosângela Melo, coordenadora do Programa de Residência Médica em Clínica Médica e da Comissão de Residência Médica (COREME) do HRCC, palestrou sobre um breve histórico da radiografia. Na ocasião, também foram repassadas informações sobre a legislação que instituiu o dia da radiologia e a evolução das suas técnicas aplicadas.

Ao final da atividade, a diretora operacional do HRCC, Cristine Camara, parabenizou o trabalho realizado pela equipe do Serviço de Radiologia. O coordenador do setor, Edgar Ribeiro, agradeceu a todos e, posteriormente, se reuniu com o seu grupo de técnicos para reforçar orientações sobre rotinas e procedimentos adequados.