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A Prefeitura de Itacaré, através das secretarias de Esportes, Mulher e Juventude e Educação, está desenvolvendo o projeto de Esportes Inclusivo, como forma de estimular a prática de atividades físicas e treinamento do esporte adaptado em ambiente acessível e seguro para pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja físico, motora, auditiva, visual e mental. O objetivo é melhorar a qualidade de vida, através da prática do esporte, incentivando e elevando a autoestima, oportunizando a inclusão social através da independência e autonomia para inserção e acompanhamento no ensino formal até a descoberta de novos talentos, contribuindo assim para o esporte paralímpico.

E para apresentar os detalhes do projeto será realizado nos dias 22 e 29 de novembro, das 14 às 17 horas, uma palestra virtual com a professora Joslei Viana de Souza. A palestra será aberta a todos os profissionais de educação física das redes pública e particular, representantes de associações esportivas e pessoas que desenvolvem projetos coletivos de esportes. Nessa etapa do projeto serão desenvolvidas as atividades que os estudantes que vêm sendo acompanhados pelo Centro Educacional de Ensino Especializado (CEEEI), com as modalidades de futebol, jiu-jitsu, canoa havaiana, judô, karatê, futevôlei, surf e natação.

De acordo com os organizadores do projeto, as atividades serão desenvolvidas em lugares diversos, de acordo com a modalidade esportiva e com as condições dos espaços físicos. Para o desenvolvimento do Projeto de Inclusão serão utilizados profissionais lotados nas secretarias de Educação e Esportes, além de contar com a colaboração de diversos parceiros, que serão fundamentais para o pleno desenvolvimento dessa iniciativa.

Eles explicam que as atividades são realizadas com todas as medidas de segurança e cuidados médicos necessários as modalidades de atividades físicas/esportivas. Para isso, o projeto vai contar com o auxílio de profissionais de outras áreas, dos pais e demais colaboradores. As atividades físicas e esportivas são realizadas em turmas diárias, sendo o número de participantes por turma e a divisão de faixa etária dependente do grau de dificuldade da patologia e do amadurecimento de cada aluno.