VACINAÇÃO 03

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulga calendário de vacinação nesta semana em Itabuna contra o vírus Influenza (gripe) e Covid-19.

De segunda-feira, dia 20, a sexta-feira, dia 24, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, prossegue a vacinação contra Influenza nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. Serão vacinadas pessoas com idade a partir de 6 meses. A documentação exigida é RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de nominal residência.

Já para a vacinação do Covid-19, nos períodos matutino e vespertino, nas Unidades Básicas de Saúde, a vacinação da primeira dose contra o Covid-19 será aplicada de segunda-feira, dia 20 a sexta-feira, dia 24, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.

Durante a semana, a vacinação contra o Covid-19 será destinada a repescagem para as pessoas com idade a partir de 18 anos. Qualquer pessoa poderá se vacinar com a primeira dose.

Além deste grupo, adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades prosseguirão o esquema vacinal da primeira dose contra o Covid-19. Também estão incluídos os sem comorbidades, com idade de 14 e 15 anos. Nesse caso, a vacinação acontece diferente dos que tem comorbidade, pois é gradativa e escalonada por idade.

A documentação necessária é a carteira de identidade, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência, que pode estar em nome dos pais. Para os que têm comorbidades, acrescentar o relatório médico atualizado (dos últimos seis meses).

Os adolescentes de 12 a 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável maior de 18 anos. Vale frisar que os postos funcionam até as 16 horas, mas as ampolas com as doses de vacina serão abertas apenas até ás 15 horas devido à validade depois de abertura.

Outro grupo que está incluído no cronograma desta semana são as gestantes e puérperas a partir de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e relatório médico atestando a gravidez ou fotocópia da ultrassom/cartão pré-natal (assinado e carimbado pelo médico ou enfermeiro); fotocópia da certidão de nascimento da criança.

2ª DOSE CORONAVAC / OXFORD / PFIZER
Nesta semana, também nas Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, haverá aplicação das segundas doses das vacinas Oxford, Coronavac e Pfizer para aquelas pessoas que receberam a primeira dose respectivas.
Para a Pfizer, o grupo contemplado nesta semana para a segunda aplicação é aquele que recebeu a primeira dose até 1º de julho. Já para a segunda dose da Oxford e Coronavac, o público é aquele que está em atraso para completar o esquema vacinal.
Na quinta-feira, dia 23, receberão a segunda dose da vacina Pfizer contra o Covid-19, pessoas com idade a partir de 40 anos que receberam a primeira dose nos dias 30 de junho e 1º de julho. A ação será na UniFTC das 9 às 14 horas. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.
DRIVE-THRU 3ª DOSE AOS IDOSOS COM 80 ANOS ACIMA
Na sexta-feira, dia 24, idosos maiores de 80 anos que tenham concluído o esquema vacinal (D1 e D2) num intervalo de seis meses da segunda dose, receberão a dose de reforço com a vacina da Pfizer.
A ação na modalidade drive-thru será no Teatro Candinha Dória das 9 às 13 horas. A documentação exigida é RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro da segunda dose. Serão atendidas 400 senhas por ordem de chegada. A ação visa atender aos idosos que não compareceram na semana passada e aqueles com dificuldade de locomoção.