200192253_4158788430845669_4472298403075004471_n

O Governo da Bahia, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), fez a entrega para a prefeitura de Itabuna, na manhã de hoje (18/06), de um trator 75cv, uma roçadeira e um cultivador. Os equipamentos serão utilizados nos vários projetos de associações voltadas ao trabalho no campo, localizadas no município. A entrega foi realizada no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador (Avenida Paralela).

O secretário da Agricultura da Bahia, João Carlos Oliveira, destacou que “Itabuna tem fortes raízes fincadas nas atividades do campo, todos sabemos de sua trajetória com o cacau. A região vem diversificando sua atuação na agricultura e tenho certeza de que esses equipamentos vão ajudar para o fortalecimento do setor no município, repercutindo positivamente em todo o Estado. Estamos cumprindo a determinação do governador Rui Costa, colocando equipamentos e implementos agrícolas a serviço de quem mais precisa, viabilizando e valorizando o trabalho no campo”.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, destacou a importância dos equipamentos destinados à cidade através de emenda parlamentar da deputada federal Lídice da Mata, que esteve presente à entrega. “Máquinas como essas, que faremos chegar aos agricultores, contribuem muito. Estamos trabalhando e criando atividades que gerem emprego e renda para as populações”, disse Augusto Castro.

“Itabuna possui 19 associações de agricultores que reúnem cerca de 600 pessoas. Esses equipamentos serão de grande importância para diversificar o sistema agrícola nessas comunidades, possibilitando a experiência com plantio de várias culturas”, comentou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, Moacir Smith.
Uma das maiores cidades da Bahia, Itabuna sempre tem seu PIB situado entre os dez primeiros do estado, e isso muito por seu desempenho no agronegócio, somado aos números de um comércio desenvolvido e de um parque industrial considerável. A região ficou historicamente conhecida por sua produção de cacau, que ainda lhe dá destaque, mas vem diversificando as culturas plantadas e também investindo na agropecuária.