vacina_03 (3)

Com a proposta de imunizar cada vez mais pessoas contra a Covid-19, a Prefeitura de Itacaré ampliou o número de grupos prioritários atendidos com a vacina. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nessa etapa estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades acima de 40 anos, pacientes renais crônicos, portadores de Síndrome de Down, transplantados, gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos e os imunossuprimidos, que são pessoas convivendo com HIV, câncer em tratamento de quimioterapia ou radioterapia, pneumopatias crônicas graves, cardiopatias, obesidade mórbida, doença cérebro vascular, doença hepática crônica, hipertensão arterial severa, diabetes e anemia falciforme.

As pessoas que fazem parte desses grupos devem apresentar o RG, relatório médico e cartão do SUS. Também estão sendo vacinados em Itacaré os profissionais da educação acima de 40 anos, trabalhadores em segurança e salvamento acima de 40 anos e os servidores da limpeza pública. A vacinação está sendo realizada em Itacaré no Colégio Maria Benjamina, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30min às 15h30min, e no distrito de Taboquinhas, no Colégio Padre Edgard, das 9 às 14 horas. A Secretaria de Saúde informa que a vacina será liberada de acordo com a quantidade de doses disponíveis.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, ressaltou a importância das pessoas que fazem parte desses grupos prioritários procurarem imediatamente os locais de vacinação para ficarem imunizados contra a Covid-19. Também falou da necessidade das pessoas que tomaram a primeira dose retornarem aos postos de vacinação como forma de garantir assim uma imunização mais eficaz contra a doença. De acordo com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, uma dose da vacina garante uma resposta imunológica menos eficaz do que a produzida após o efeito da segunda dose.