Associação dos Pequenos Produtores do Alto da Mangueira participando do DRP

Na manhã deste domingo, dia 21, a Associação dos Pequenos Produtores do Alto da Mangueira, localizada no município de Buerarema, participou do Diagnóstico Rural Participativo (DRP) que faz parte do Projeto de Apoio à Rede de Associações Rurais, realizado pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS). O objetivo da ação é identificar os problemas, conhecer as demandas e traçar metas em busca de soluções na rede associativa rural da região.

Ao todo, 30 associações da região estão sendo visitadas por técnicos do CDS-LS e do Instituto Chocolate para a aplicação da metodologia do diagnóstico participativo, visando identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que comprometem o desenvolvimento da associação. A visita deste final de semana atendeu os protocolos sanitários exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o uso de máscara e álcool em gel 70 para a higienização das mãos de todos os participantes.

A partir da análise da realidade local é possível orientar os produtores rurais sobre a organização e planejamento das ações internas e externas. Para o presidente da Associação, Renato do Nascimento Santana, o diagnóstico permitiu encaminhamentos para melhorar as batalhas dentro da comunidade e para a produção dos 30 agricultores que fazem parte da associação, garantindo mais perspectiva para capacitações e investimentos em projetos. “Nós acreditamos que a partir desse momento teremos a expectativa de que haverá muitos benefícios para os associados”, disse Renato.

A ação retomou os trabalhos este ano e faz parte das atividades de concretização do DRP, realizado através do convênio entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o CDS-LS e o Instituto Chocolate.