124226191_3527069720684213_4786164034986694513_o

Além de destacar a importância do voto de amor e gratidão, a campanha para reeleição de Fernando Gomes, que lidera a coligação formada pelo PTC, Republicanos, Solidariedade, PSL e PMN, também centra as atenções para o conjunto de realizações do seu governo nestes últimos quatro anos, superando as dificuldades financeiras para colocar a máquina nos trilhos e a luta para o enfrentamento da covid-19. O candidato também vem recebendo importantes apoios no campo político, religioso e comunitário como o da Associação dos Horteiros de Nova Ferradas, que reúne 70 famílias, recebendo assistência técnica e apoio institucional do governo.

Já o elenco de obras inclui a conclusão da barragem do Rio Colônia, que garantiu a normalização do abastecimento de água para a população itabunense e evitou inundações de áreas ribeirinhas durante as últimas chuvas ocorridas na região. A obra se soma à Policlínica Regional de Itabuna, que depois da reabertura, com os novos protocolos de segurança atendeu a mais de 16,5 pacientes de Itabuna e da região.

Parceria

São obras realizadas pelo governo do estado em parceria com o município e Fernando Gomes também soma pontos agora, com o anúncio da autorização para duplicação da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, que integra as duas maiores cidades do Sul da Bahia e vinha sendo reivindicada há mais de uma década por lideranças regionais e foi defendida pelo governador Rui Costa.

Nesta atual gestão, Fernando Gomes também inaugurou em parceria com o governo do Estado o Teatro Municipal Candidnha Dórea, com 500 lugares e um dos maiores palcos da América Latina, além de uma passarela ligando o centro da cidade ao bairro da Conceição, o que beneficia aos moradores de diversos bairros inclusive do Góes Calmon, São Pedro e Vila Zara.

Destaques

A campanha eleitoral no rádio e na televisão de Fernando Gomes vem destacando entre as ações do governo a pavimentação de 32 bairros, um amplo programa de urbanização e requalificação iniciado há três anos com a pavimentação da Vila Zara e seu acesso ao bairro Conceição, a meta no próximo governo é levar a pavimentação a todos os bairros com a aquisição de uma usina asfáltica de maior porte. Outra obra importante é a requalificação e reurbanização da avenida Beira-Rio, que também serve de acesso ao Shopping Jequitibá, e ganhou sinalização, melhoria da iluminação, piso táctil para deficientes visuais, área para ‘jogging’, mirantes, pontos de ônibus com cobertura e passeio para pedestres.

Em paralelo a estas realizações, o governo municipal também investiu pesado num programa de recuperação e manutenção de postos de saúde e escolas municipais, inclusive com a implantação de uma creche na antiga escola Lúcia Oliveira, para mães que trabalham no centro de Itabuna. Ainda na área da saúde o governo investiu no reequipamento do hospital de base que ganhou mais 30 leitos de UTI, numa parceria com o Ministério da Saúde e instalou 92 leitos convencionais, que depois da pandemia do novo coronavírus serão destinados aos pacientes de toda a região atendidos naquela unidade considerada de referência regional.

Fernando Gomes também tem a seu crédito nesta gestão a retomada do atendimento do Odontocentro, a implantação do Shopping do Camelô na avenida Inácio Tosta. Na área ambiental, o governo vem investindo através da Emasa, na construção de quatro unidades de tratamento esgotos (ETAs), o que vai permitir ampliar de 4% para 80% o tratamento de dejetos residenciais diminuindo de forma significativa a poluição no rio Cachoeira.

Na área de geração de emprego e renda, o governo municipal ofereceu incentivos para implantação de dois importantes projetos industriais, como a fábrica de refrigerantes Coroa e da Portobahia, empresa que opera na distribuição de derivados de petróleo e gás, com base em Itabuna. Fernando Gomes também realiza gestões para trazer para Itabuna uma loja da Havan, uma das maiores redes do país, o que vai permitir gerar 400 empregos diretos.