WhatsApp Image 2020-10-25 at 10.46.36

O candidato a prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), prometeu apoiar a agricultura familiar ao visitar na tarde de sábado, 24, a Roça do Povo, projeto agrícola nas proximidades do bairro de Ferradas. No local, a Prefeitura distribuiu lotes de até um e meio hectare a pequenos agricultores para a produção de hortigranjeiros e fruticultura que são comercializados na Feira do Produtor, no centro, e feiras livres da cidade.

Acompanhado de candidato a vice-prefeito Guinho e de candidatos a vereador do PSD – Cidadania – PSB e Rede Sustentabilidade, Augusto conversou com um grupo de cavaleiros e amazonas que participou de uma cavalgada promovida pela Comitiva dos Amigos. O candidato da Coligação Mudar Para Fazer assegurou que na sua gestão a Roça do Povo terá água fornecida pela Emasa em atendimento à principal reivindicação dos assentados no projeto agrícola.

“Vamos ter um olhar especial para quem produz, principalmente para quem se dedica à produção de alimentos e necessita de crédito, estímulo e de abertura de novos mercados”, afirmou. O candidato foi recebido com alegria e entusiasmo por várias famílias que ainda lhe pediram o retorno do serviço de uma ambulância que foi retirada da localidade pela atual gestão municipal. Segundo moradores, o veículo é essencial para a remoção de pacientes, inclusive acamados.

Outro pedido se referiu à ampliação do número de participantes do Programa de Aquisição de Alimentos, do governo federal, em nível administrado pela Prefeitura. O PAA é muito importante para o pequeno agricultor e o agricultor familiar porque permite ao município comprar diretamente produtos, como hortifrutigranjeiros, que são repassados às instituições filantrópicas. “Com este mercado garantido, a gente pode investir mais na produção”, disse um agricultor que vê na iniciativa o fortalecimento de sua atividade.