h8

A Fundação Hospital e Maternidade de Itororó (FHMI), tendo como mantenedora a Fundação Gonçalves e Sampaio (FGS) estará realizando 300 procedimentos de Cirurgia de Oftalmologia neste final de semana em Itororó.

Os procedimentos estão ocorrendo nas instalações do Hospital de Itororó, através de uma parceira entre a FGS e o Governo do Estado da Bahia que vai beneficiar pacientes que precisam de cirurgias de catarata, pterígio e capsulotomia. Todo o atendimento clínico, de exames e as cirurgias são oferecidos 100% pelo SUS.

O pacientes que serão atendidos são de Itororó, Poções, Firmino Alves, Floresta Azul, Anagé, Ibicuí, Itapetinga e Maiquinique.

Dona Maria Eunides de Jesus, 76 anos, moradora de Itororó afirmou: “Eu estava aguardando essa cirurgia há alguns meses e graças a Deus agora saiu e o melhor é que vou fazer a cirurgia em Itororó mesmo”.

Seu João Andrade de Oliveira, 82 anos da cidade de Floresta Azul enfatizou: “O pessoal da saúde de Floresta ligou e falou que tinha conseguido minha cirurgia. Estou tendo dificuldade de enxergar e agora tomara que eu consiga voltar a enxergar bem”.

Dona Ana Maria da Paixão, 75 anos de Poções afirmou: “Agora vou poder tirar essa carne do olho. O pessoal está de parabéns aqui em Itororó por essas cirurgias”

Neste sábado, 24, foram realizados alguns procedimentos de triagem desses pacientes e todo serviço terá continuidade até próxima terça-feira, 27.

“Faz parte da proposta da instituição FGS a reabertura do centro cirúrgico da fundação. E aos poucos esse desejo vai se tornando possível” finalizou Carine Rezende, diretora da entidade.

Os eventos estão ocorrendo, respeitando as normas de segurança, estabelecidas pela Vigilância Epidemiológica, sempre no combate ao COVID 19.

A FGS agradece a parceria entre a entidade, a prefeitura municipal de Itororó, através da secretaria de saúde, o Governo do Estado da Bahia e o Consórcio Público Interfederativo de Saúde Médio Sudoeste.