si_teste_rapido_corona

A Prefeitura Municipal de Itabuna já realizou 7.951, testes para detecção da COVID-19. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, deste total de 5.851 foram na modalidade “teste rápido”, 2.100 tipo PCR – técnica mais específica, que consiste na coleta de secreções do nariz e garganta, permitindo detectar o vírus causador da COVID-19 com altíssima precisão nos primeiros dias dos sintomas graves, encaminhados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB.

Vale ressaltar que neste universo de quase oito mil exames, foram testados profissionais da segurança pública, profissionais de saúde, servidores públicos municipais, pessoas monitoradas e suspeitas, idosos e população de rua, dentre outros. Segundo o Secretário de Saúde, Uildson Nascimento, o município ainda adquiriu mais 20 mil testes rápidos e 5 mil swab material utilizado para coleta de amostras clínicas para realização de exames microbiológicos, que é outro método de detecção do novo coronavírus.

Os testes rápidos, serão utilizados em ações como drive thru, barreiras sanitárias, conjuntos habitacionais e ações itinerantes. “Os recursos financeiros utilizados foram oriundos do Ministério da Saúde”, lembrou o Secretário.