101728058_3300923296614079_5146038941425598464_o

Após nove meses de gestão, o titular da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran, Ten Cel PM Valci Serpa se despede do comando da pasta, a partir desta quinta-feira (04). A exoneração (a pedido), foi publicada na edição de ontem, do Diário Oficial do Município. Nesta manhã, o ex-secretário recebeu homenagens na sede do órgão (no bairro Lomanto), que contou com apresentações táticas da Guarda Civil Municipal – GCM, mensagens de despedida dos diretores e funcionários, além de uma salva de fogos.

Militar de carreira, com vasta experiência funcional, tendo ingressado na Polícia Militar do Estado da Bahia em março de 1984, Valci Serpa acumula 36 anos de experiência na segurança, tendo ocupado diversos cargos em órgãos públicos nessa área. Ao assumir a gestão da Sesttran, em setembro de 2019, manteve como prioridades: a valorização do servidor, através de políticas de incentivo funcional, capacitações e o fortalecimento do Núcleo Sesttran Social; o investimento em equipamentos e fardamentos; a renovação da frota de veículos; a criação da Patrulha Guardiã Maria da Penha e a intensificação das operações de fiscalização e de segurança desenvolvidas pelo órgão, entre outras. Atualmente a Sesttran também vem mantendo uma destacada atuação, com toda a sua equipe voltada para o combate à pandemia do novo coronavirus.

Valci Serpa iniciou a sua fala aos servidores da Sesttran pontuando, “que atuou de forma cortês, amiga e respeitosa junto à equipe e que onde nós passamos, temos que criar vínculos de amizade. Não estive aqui como um secretário e sim, com o objetivo de ser um facilitador, um amigo para fazer com que as coisas acontecessem e elas naturalmente aconteceram. Para trabalharmos bem é preciso a gente se sentir bem, nos sentirmos pertencendo a uma instituição. Onde passei busquei deixar um rastro de coisas boas. Aqui eu estou deixando a função, mas é um afastamento temporário, por questões eleitorais e irei retornar para continuar o nosso trabalho. Não é um adeus, e sim, um até logo! Nós construímos um órgão que hoje é respeitado, não só dentro da prefeitura, de Itabuna, mas em várias cidades do estado e do Brasil. Finalizando, Valci Serpa também agradeceu ao prefeito Fernando Gomes pela confiança que lhe foi depositada com a sua nomeação para o cargo, e por todo o apoio obtido durante a sua gestão”, finaliza.

Já o Comandante da Guarda Civil Municipal de Itabuna, Ricardo Delmondes, ressaltou “ter sido uma honra a oportunidade de comandar a corporação durante o período de gestão do secretário, lembrando que a GCM apresentou uma forte atuação, chegando inclusive, a ter o seu trabalho mostrado nacionalmente,” conclui. O Subsecretário Alecsandro Leal, os diretores Benilson Messias (Trânsito), Pedro Miguel Júnior (Transportes) e Elizangela Montes (Emtran), além da coordenadora do setor de Educação, professora Elessandra Bispo (Emtran), também registraram suas falas pessoais de agradecimento ao gestor, bem como em nome das suas respectivas equipes.