99292543_3055528581171665_4647755359937626112_o

Uma das medidas realizadas pela Prefeitura Municipal de Itabuna para conter o avanço do novo coronavírus no município foi a instalação de barreiras sanitárias em algumas avenidas da cidade. Os bloqueios localizados nas avenidas J.S. Pinheiro, Kenedy, Amélia Amado, Itajuípe e Juracy Magalhães já mostram resultados positivos. As barreiras sanitárias são realizadas conjuntamente pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Segurança, Transporte e Trânsito (SESTTRAN), com o apoio do 15º Batalhão de Polícia Militar.

De acordo com o secretário de Trânsito, Valci Serpa, as pessoas se sentem mais seguras ao passar por uma triagem nas barreiras. “Os profissionais medem a temperatura e fazem questionamentos, isso ajuda a diminuir a insegurança de quem trafega na cidade” afirmou.

Na barreira localizada na Avenida Juracy Magalhães, além do medidor de temperatura, são realizados testes para detectar a Covid 19. Durante a abordagem aos condutores, três pessoas foram diagnosticadas com a doença, o que colabora com a triagem que é feita no município.

Além das barreiras fixas, a Secretaria Municipal de Segurança Transporte e Trânsito montou cinco barreiras móveis em diversos bairros da cidade, para melhorar o isolamento. Valci Serpa, disse ainda que o toque de recolher, que completou 10 dias, foi eficaz no recolhimento social da população. “Tivemos boas respostas. Apenas três pessoas foram conduzidas à delegacia por descumprimento”, frisou secretário, que informou a prorrogação do toque de recolher.

*Feiras livres*

Atendendo uma decisão judicial as feiras livres da cidade já estão suspensas, apenas os boxes estão funcionando. Segundo o secretário Valci Serpa, o município já estuda uma possibilidade de reabertura com o aval da justiça. “Até o momento atendemos todas as determinações do Ministério Público, então vamos fazer um planejamento para tentar a reabertura”, disse.