Prefeito Mário Alexandre sanciona a lei dos marcos territoriais - Foto Secom

Ao tomar conhecimento que uma das concessionárias do serviço público de transporte coletivo da cidade havia demitido 30 funcionários, em razão da interrupção dos serviços em prevenção do coronavírus, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, determinou que o diretor geral da Superintendência de Trânsito (Sutran), Gilson Nascimento, e o Procurador Geral do Município, Jeferson Domingues, se reunissem com as empresas e com o representante dos trabalhadores para encontrar uma solução e evitar as demissões.

De acordo com o prefeito, nesse momento de dificuldades é preciso garantir o emprego dos trabalhadores e a saúde de todos. E nas várias reuniões e videoconferências dos representantes da Prefeitura com a Associação das Empresas de Transporte Coletivo de Ilhéus e o Sindicato dos Rodoviários foram somadas importantes conquistas para os trabalhadores.

Um dos avanços foi a elaboração de um acordo coletivo entre as empresas concessionárias do serviço público e o sindicato dos rodoviários, onde ficou acordada a suspensão imediata de todas as demissões. Também foi garantida a prioridade da recontratação dos servidores demitidos tão logo o serviço seja reestabelecido.

Outro avanço fruto das negociações foi a garantia do pagamento de todas as verbas indenizatórias dos trabalhadores demitidos (que ficaram cobertos pelo seguro desemprego). No acordo ficou decidida ainda a redução dos salários com a frota parada, férias coletivas aos trabalhadores enquadrados no grupo de risco, com direito a todas as verbas indenizatórias, e a garantia de que com o retorno do sistema, continuar a higienização dos ônibus e o fornecimento de EPIs para os trabalhadores.

O prefeito Mario Alexandre parabenizou o sucesso da negociação e agradeceu a todos pelo espirito cooperativo, nesse momento tão difícil e preocupante na vida do povo. De acordo com ele, o município teve que adotar medidas duras, mas necessárias para garantir a saúde e o bem-estar de todos. “Nesse momento é preciso que todos colaborem para que juntos Ilhéus possa vencer essa batalha contra o coronavírus e em defesa da vida”, complementou o prefeito.