90919538_500817567263502_4519312988561211392_n

No dia 23 de março, às 20h, a Secretaria Municipal de Saúde de Poções – Bahia informa à comunidade poçoense que, até o presente momento foram notificados sete casos suspeitos de COVID19 em Poções – Bahia, desses, quatro pacientes encontram-se em quarentena domiciliar e três internados em isolamentos de unidades hospitalares do nosso município. Todas essas condutas foram baseadas em protocolos e recomendações expedidas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Ministério da Saúde (MS).

Vale ainda ressaltar que, no dia 22/03, aproximadamente 22:30 da noite, foi divulgado o resultado de laboratório de um(a) paciente pendente no LACEN, sendo laudado como negativo, conforme informativo já publicado na manhã da presente data. Informamos novamente à população que somente a secretaria municipal de saúde, por meio da vigilância epidemiológica, tem acesso a dados de resultado de laboratório expedido pelo LACEN, bem como demais dados privados de pacientes. Reiteramos o dever sanitário da secretaria em publicar os dados sobre o COVID19 e que, em nenhuma hipótese, será mimetizado, pormenorizado ou mesmo omitido dados à população.

No contexto de segurança sanitária ampliou-se as ações de fiscalizações a ônibus com direção a Poções – Bahia, com cadastramento de todos os recém chegados, para serem monitorados por ações vinculadas à atenção básica do município. As ações acima descritas são de grande complexidade, envolvem programações amplas, sistemáticas, onde, além da secretaria de saúde, participam a vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, outros setores da prefeitura municipal, guarda municipal e polícia militar, visando o estabelecimento da lei e da ordem.

Ainda nessa temática, em parceria com os setores supracitados, foram criadas barreiras sanitárias em todas as entradas do município, para promover controle rigoroso das fronteiras, com objetivo principal de qualificar a entrada de paciente oriundos de municípios com casos confirmados e estabelecer o cumprimento legal da quarentena domiciliar e informações em saúde dentro do fluxo de assistência estabelecido no município.

A comissão criada com objetivo de prevenir a infecção pelo COVID19 no município de Poções – Bahia, monitora, por diferentes dispositivos, inclusive com acesso à Policia Rodoviária Federal (PRF), a chegada de qualquer veículo ao nosso município e, para tal, atuaremos, baseados em normativas legais, para garantir a integridade da saúde de todos os moradores, seja qual for o dia da semana e horário.

A Secretaria de Saúde do município reitera mais uma vez que os decretos, as recomendações de sociedades civis, comoções sociais expedidas em mídias tem por objetivo efetuar a principal medida eficaz da diminuição da possibilidade de propagação do vírus, que é o isolamento social.