Sede da Secretaria de Saúde de Ilhéus - Secom

Visando melhorar a assistência nas unidades, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) definiu o fluxograma para atendimento à população de Ilhéus, na hipótese da confirmação de casos do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com Ministério da Saúde , idosos, gestantes e profissionais de saúde compõem o grupo de risco.

O setor de Vigilância Epidemiológica da Sesau recomenda aos indivíduos que apresentarem febre, tosse, coriza, dor de garganta e mal estar; ou possuam histórico de viagem às regiões com casos confirmados; ou ainda que tiveram contato com caso suspeito ou confirmado de Covid-19 mantenham o isolamento social (autoisolamento).

O SAMU192 encaminhará os casos com quadro de dificuldade respiratória ao Pronto Atendimento Municipal (PA) ou hospital de referência, conforme a gravidade. A população pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica do município para esclarecer dúvidas quanto ao estado de saúde através dos números: (73) 99995-4010 / (73) 98862-6206 ou (73) 98126-8856.

 O setor reforça, porém, que mesmo sem apresentar sinais e sintomas da doença, as pessoas devem permanecer em casa para a sua proteção e da sua família.

Transmissão – gotículas de saliva, tosse, objetos ou superfícies contaminadas.

 Como posso me proteger?

 – Lave frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel com concentração de no mínimo 70%;

 – Evite contato com pessoas doentes;

 – Evite aglomerações e se mantenha em ambientes ventilados;

 – Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

 – Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão;

 – Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.