amado

A melhoria nas ruas e avenidas do bairro Jorge Amado, em Itabuna, alterou a rotina dos moradores da localidade. A chegada do asfalto, além de transformar o aspecto urbano do bairro, possibilitou à população ter maior mobilidade e, consequentemente, mais qualidade de vida, a partir da redução da poeira e da lama formada em dias chuvosos. A obra que foi viabilizada a partir do empenho da Prefeitura Municipal de Itabuna, que recuperou recursos originados do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II (Pacão) – do Governo Federal, está concluída e recebeu elogios dos moradores.

“A nossa vida melhorou muito, pois agora as ruas estão um tapete”, comemorou Dona Suelane, moradora do bairro, elogiando o trabalho realizado e destacando que a pavimentação mudou a vida de todos do bairro. “O asfaltou deu vida à nossa comunidade, porque hoje é possível ver crianças brincando de bicicleta nas ruas e a vizinhança na porta de casa”, concluiu.

O trabalho de pavimentação no Jorge Amado teve ainda uma ação complementar da Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna (Emasa), que realizou a construção de caixas domiciliares, além das ligações dos imóveis com a rede geral de esgotos. Em locais que possuem apenas os terrenos sem imóvel construído foram feitos os ramais que facilitarão as ligações da rede geral no futuro.

Além do Jorge Amado, o município também executou melhorias no Maria Matos (Rua de Palha) e está concluindo os trabalhos de pavimentação no Santa Catarina. O projeto que prevê a requalificação e humanização de sete bairros da zona oeste do município irá contemplar ainda as comunidades dos bairros Nova Itabuna, Lomanto Júnior, Sinval Palmeira e Bananeira. Em paralelo a essas ações, a Prefeitura de Itabuna, com recursos próprios, prossegue intensificando a Operação Tapa Buracos, concluiu o asfaltamento do bairro Monte Cristo e iniciou a pavimentação do bairro Antique.