hospitaldebase1

Aconteceu neste dia 13 de novembro mais uma captação de múltiplos órgãos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. A doação de órgãos, considerada um gesto de nobreza, coincidiu com a comemoração do Dia Mundial da Gentileza.

Para a captação de órgãos no Hospital de Base, existe uma preparação para os profissionais de Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Médica entre outros. Quando a doação é autorizada pela família, uma equipe é mobilizada, já que o “Sim” da família, significa a salvação de pelo menos seis pessoas, que aguardavam ansiosamente um transplante para voltar a viver intensamente.

“Trabalhamos com pessoas e sentimentos, sempre tentando chegar até eles da melhor forma possível para facilitar esse diálogo”, ao mesmo tempo, respeitando o luto”, afirma o diretor médico do Hospital de Base, Eduardo Kowalski Neto. “Mesmo nas situações mais difíceis da vida, podemos sim, através da caridade, doação e amor ao próximo, continuar a viver o milagre da vida, ressignificando a perda do seu ente querido por este ato que é a doação”, ressalta.

A Organização de Procura de Órgãos – OPO/SUL do Hospital de Base de Itabuna realiza um trabalho contínuo para prestar esclarecimentos à comunidade sobre o tema doação. A conscientização virá contribuir para a diminuição da negativa familiar, uma vez que esta constitui um dos maiores entraves na busca pelo aumento do número de doações na Bahia.