WhatsApp Image 2019-10-21 at 15.21.44
O projeto Reflorescer, do fotógrafo coaraciense Daniel Medina retrata, através de um olhar sensível e apurado, a luta e a superação de mulheres que foram ou estão sendo submetidas ao tratamento contra o câncer de mama. A exposição será lançada no próximo dia 22 de outubro, às 10h, na sede do Grupo Se Toque e logo depois vai para a Oncosul, onde permanece até o dia 24, aberta ao público. A proposta de Daniel, que é também enfermeiro, é compartilhar e enaltecer o sucesso no tratamento dessa doença. Como profissional de saúde, ele conhece bem o processo, desde a chegada do diagnóstico aos efeitos colaterais. E são muitas as reações que as mulheres sofrem ao serem submetidas à quimioterapia/radioterapia, até a finalização do tratamento.

De acordo com Daniel, é uma tendência mundial levantar fatos e números de casos de doenças que um dia foram de difíceis soluções, e mostrar aos pacientes que o avanço da Medicina e da Ciência veio capacitar os setores envolvidos. Hoje, os resultados de vitória são capazes de amenizar a insegurança. Em se tratando de câncer de mama, os maiores medos das mulheres é a mastectomia – retirada total ou parcial das mamas – e a perda dos cabelos. E Daniel, com um olhar que vai além do que as lentes fotográficas possam alcançar, traduz nesse trabalho, a força de 16 personalidades guerreiras, mulheres que enriquecem o mundo com sua coragem.

“Essas mulheres passaram pelo processo do reflorescimento. Compreendo que a vida de uma mulher é como a vida de uma flor: momentos em que são viçosas, momentos em que deslumbram o mundo com suas belezas, momentos de perdas de pétalas e de cor. Há, também, o momento em que passam a ser flores adultas, conscientes de sua vitalidade e importância na transformação do mundo. Isso é reflorescer. ”, explica Daniel. Não à toa, esse é o nome da mostra.

Após o lançamento, a exposição segue para o Jequitibá Plaza Shopping até o dia 29 de outubro. E entre os dias 30 e 1° de novembro, o trabalho do fotógrafo fica exposto no Terminal Rodoviário de Itabuna. Daniel também já explorou a beleza no universo feminino numa exposição sobre parto. Agora, em homenagem ao Outubro Rosa, mês de luta e conscientização na prevenção do câncer de mama traz essa emocionante obra fotográfica que, além de transmitir segurança para mulheres que enfrentam a doença, encorajando-as, eleva e resgata a autoestima dessas vencedoras

Serviço:
Exposição Fotográfica – Projeto Reflorescer
Cidade: Itabuna
Oncosul: 22 a 24/10
Jequitibá Plaza Shopping: 25 a 29/10
Rodoviária: 30/ 10 a 01/11
Daniel Medina – 73 9121-6712