O Instituto Biofábrica de Cacau informa que está normalizando o pagamento de salário e vale-refeição de seus colaboradores, bem como está regularizando os encargos trabalhistas. Com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o Instituto está superando a fase de dificuldades ocorrida entre março e agosto de 2019 e entrando num novo ciclo: a retomada dos avanços tecnológicos em prol do desenvolvimento rural baiano e brasileiro.

As missões internacionais que recebemos da Bolívia, Colômbia, Peru, Angola, Benin, Borundi, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Malaui, Moçambique, Nigéria, República Democrática do Congo, Senegal, Serra Leoa, Tanzânia, Uganda e Zâmbia, todas coordenadas pelo Banco Mundial, nos mostraram que temos mais que clientes, temos admiradores, e será para atender às expectativas do nosso público que anunciaremos, em breve, a nova Biofábrica, com seus 20 anos de fundação. Nossa produção em larga escala de mudas de alta qualidade, certificadas e geneticamente identificadas, agora com a inclusão das mudas de cacau ortotrópicas e plageotrópicas, chegarão ainda com mais valor agregado a clientes de diversos países.

Continuaremos a ter no Governo da Bahia a parceria que o estado precisa para continuar à frente na produção de cacau e alavancar a produção de outras fruteiras, sempre guiados pela responsabilidade ambiental, com o reflorestamento da Mata Atlântica, a preservação das nascentes dos rios e impactos na vida nas cidades, com sombreamentos, melhoramento na qualidade do ar e redução da temperatura do planeta. Nossas responsabilidades são muitas, desde os incentivos à comunidade de Banco do Pedro, em Ilhéus – onde a unidade fabril está instalada, à difusão de conhecimentos e tecnologia a agricultores familiares.

Nossa felicidade por tudo o que desenvolvemos até aqui é imensurável, e nos move para continuar a apoiar o fortalecimento da agricultura no estado e no país. Finalizamos agradecendo a todos os colaboradores pelos incalculáveis esforços, à sociedade civil, secretarias de estado – em especial a SDR, toda a classe política, especialmente os que cotidianamente defendem e fortalecem a Biofábrica, associações, aos sindicatos dos trabalhadores rurais, agricultores familiares, produtores rurais, e imprensa pelo apoio e confiança depositados no nosso trabalho. Estamos todos juntos pela Biofábrica.