chocolate-do-Sul-da-Bahia

A cidade sediará a 11ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, evento de agronegócio, turismo e gastronomia que pretende atrair cerca de 50 mil visitantes, de acordo com os organizadores do evento. Por esta importância, receberá nesta quinta-feira (18), às 16 horas, o governador da Bahia, Rui Costa e o primeiro escalão do Executivo Baiano, comitiva formada por secretários estaduais e assessores. Presença confirmada de senadores, deputados federais e estaduais, demais autoridades e imprensa nacional.

O prefeito Mário Alexandre considera que “ao mesmo tempo que a Bahia se reinventa, Ilhéus se torna parte dessa consolidação. O turismo e os eventos na cidade dão estímulo à geração de emprego e renda, mexendo com a cadeia produtiva local, e o governador sabe da importância de Ilhéus neste cenário”. Eleita por especialistas como um dos melhores destinos de lazer e negócios, Ilhéus incrementa ainda o circuito de turismo gastronômico e histórico.

Ocupação – Para o chefe do Executivo ilheense, a estratégia do seu governo é dinamizar a economia local e dar autonomia à iniciativa privada, na gerando renda e emprego. Outro ponto destacado pelo gestor foi o fato de a cidade possuir uma rede hoteleira preparada para receber turistas de várias partes do Brasil e do mundo. De acordo com os registros, Ilhéus conta hoje com nove mil leitos, que vão desde empreendimentos de luxo a simples albergues.

Segundo dados apresentados por empresários do segmento hoteleiro, a excelente quantidade de visitantes refletiu na média de ocupação dos hotéis e pousadas, que registraram índice médio de 80% de ocupação. Especialistas renomados afirmam ainda que o lugar é um dos melhores destinos de lazer, negócio, gastronomia e entretenimento do País, o que faz de Ilhéus, uma das cidades mais importantes no cenário do turismo baiano.

Integrando as comemorações de 485 anos de fundação da cidade, o Chocolat Bahia acontece no Centro de Convenções até domingo (21), e conta com o apoio do Governo do Estado. Reúne cerca de 170 expositores, com mais de 70 marcas de chocolate de origem, para apresentar toda a cadeia produtiva que vai do cacau ao chocolate, além de workshops, fórum, exposição, visita às fazendas de cacau, recreação, minicursos de confeitaria para crianças e exposição de bolos confeitados e esculturas de chocolate.