uni
Do “Bahia Noticias”.

As obras da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), nas cidades de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Ilhéus, devem ser paralisadas a partir da próxima segunda-feira (15). Empresários do Consórcio entre as empresas Meir Serviços e Construções e Hayek Construtora afirmam que cerca de 270 funcionários deverão ser demitidos. O motivo seria por conta do contingenciamento decretado pelo Governo Federal em maio deste ano e que estaria inviabilizando os repasses por parte da instituição de ensino.

Ao Bahia Notícias, o responsável pelo Consórcio confirmou a paralisação e disse que a situação “está acontecendo porque a empresa tem dois contratos com a universidade para a construção de prédios nos três campus, inclusive com um deles [o de Ilhéus] com 50% concluído, e o pagamento foi suspenso”. Ele ainda disse que o campus de Ilhéus estava previsto para ser entregue em dezembro e os campi de Teixeira de Freitas e Porto Seguro estão com 20% de obras concluídas.

Através da Assessoria de Comunicação, a UFSB informou que “a reitoria está em diálogo constante com o MEC e com outras instâncias para tentar reverter essa possibilidade [de paralisação], que já havia sido antevista quando do anúncio do contingenciamento do orçamento de investimento, em maio”.

O contingenciamento no Ministério da Educação (MEC) bloqueou R$1,7 bilhões de 63 universidades e dos 38 institutos federais de ensino.